Entidades rejeitam proposta do Banco do Brasil para Cassi e, negociações continuam

01/03/2019

O Diretor recém empossado da Diretoria Gestão de Pessoas do BB – DIPES, José Avelar Matias Lopes, participou da abertura da mesa de negociação e ressaltou a disposição do Banco em buscar uma solução negociada para a CASSI.

Na reunião de negociação ocorrida nesta quarta-feira (27), as Entidades responderam ao Banco do Brasil que a proposta apresentada é insuficiente para um encaminhamento ao Corpo Social, uma vez que está inferior à proposta rejeitada pelos associados na consulta feita no ano passado.

Além da proposta financeira pretender inverter a lógica da proporcionalidade contributiva, quebrar princípios e pesar mais para os associados, na parte de governança ainda há muitos complicadores na proposta apresentada pelo BB, a exemplo da pretendida troca das diretorias.

As Entidades informaram ao Banco que a proposta apresentada não tem como prosperar.

RELATO SOBRE A ANS
O Presidente da CASSI novamente falou sobre as reuniões que participou com a ANS e sobre o que seria uma Direção Fiscal, que é a designação de uma pessoa que acompanha o que acontece no Plano de Saúde e orienta sobre o que pode acontecer, sem o controle da entidade.

DÉFICIT DA CASSI
O Presidente da Cassi deu relato sobre a prévia dos números do balanço da Cassi, informando que deve fechar 2018 com cerca de 370 milhões de déficit. Os números oficiais serão divulgados assim que apreciados pelo Conselho Fiscal e aprovados dentro dos Órgãos da governança da Cassi.

REABERTURA DO PLANO AOS NOVOS FUNCIONÁRIOS
O Banco do Brasil falou que, sendo aprovado um novo estatuto e este se adequando a algumas exigências dos órgãos reguladores, o Banco permitirá a entrada dos novos funcionários – que tomaram posse no BB recentemente e se encontram fora da CASSI – ao Plano Associados.

PROJEÇÕES DE CÁLCULOS
O banco apresentou dados sobre as projeções financeiras da proposta apresentada e também simulações solicitadas pelas Entidades da Mesa de Negociação, com o objetivo de possibilitar a avaliação sobre consistência/ inconsistência e subsidiar os debates para andamento das negociações, considerando o déficit atual da Cassi e as projeções de receita que podem equilibrar a nossa Caixa de Assistência.

DIVULGAÇÃO DA PROPOSTA AOS ASSOCIADOS
As Entidades afirmaram que há a necessidade de divulgação da proposta, para que os associados, para que estes também possam contribuir com críticas e sugestões.

NEGOCIAÇÕES CONTINUAM
Uma próxima rodada de negociação ficou agendada para sexta-feira, 08/03, logo após o feriado de carnaval.

 

Fonte: Contec

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parde do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

Filie-se

Filie-se

O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.

Veja
Institucional

Institucional

Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

Veja
Notícias

Notícias

Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

Veja