Seeb Tubarão e Região participa de reunião sobre a Sustentabilidade da Cassi

17/07/2018

 

No dia 10 de julho, o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, representado por seus diretores Eduardo Israel e Michael da Silva, participou da reunião promovida pelo Banco do Brasil na sede da Superintendência Estadual em Florianópolis, tendo como principal tema a sustentabilidade da CASSI.

Na ocasião estiveram presentes o Superintendente Estadual substituto Sr. Oberti, o Gerente da GEPES Sr. Alencar e o Gerente de Administração Sr. Gilson, além de diversas entidades representativas do corpo funcional do Banco do Brasil como a ANABB, a AAFBB e a FAABB.

O debate foi rico e muito proveitoso e, após a apresentação da 2ª proposta do banco foi realizado um comparativo com a contra proposta apresentada pela CASSI. Após as explanações foram encaminhadas inúmeras sugestões pelos presentes que, segundo os representantes do banco, serão repassadas a diretoria. Outro ponto apresentado pela GEPES é a prática de reuniões em diversas agências com a finalidade de esclarecer os bancários sobre a situação atual da CASSI.

Devido aos problemas financeiros que afeta a CASSI, há relatos de alguns médicos e credenciados que estão com receio de iniciar um atendimento pelo plano, pois existe a preocupação com a continuidade do tratamento. Outro assunto debatido foi o aumento nas despesas de saúde, a chamada inflação médica, que é bastante superior à inflação medida pelos órgãos oficiais, além do fato de que o funcionalismo nos anos 90 e início dos anos 2000 recebia abonos ao invés de aumento de salário, sendo que esses abonos não geraram contrapartida de pagamentos para a CASSI, aumentando assim o seu déficit.

Na oportunidade, também, foram destacadas as diferenças da CASSI, que é um plano de autogestão, comparativamente a um plano de saúde de mercado. Foi debatido o percentual de pagamento de despesas administrativas onde o banco pretende pagar 5%, sendo que a CASSI propõe 10%, enquanto mercado pratica taxas de 14% a 15%.

Ao final da reunião percebeu-se o consenso das entidades no sentido de que deve ocorrer um aumento na contribuição a fim de promover a sustentabilidade do plano. No entanto, o que se discute é a forma da contribuição proposta pelo banco que gera ônus maior para o empregado, a quebra de paridade do banco, forma de gastos, política de gestão entre outros.

 

 

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parde do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

Institucional

Institucional

Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

Veja

Previsão Orçamentária

O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do planejamento das atividades financeiras da entidade para conhecimento de todos.

Veja

Eventos

O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

Veja