Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
As Associações e Federações, que abaixo subscrevem, vêm, mais uma vez à público, manifestar a sua preocupação e indignação com as notícias veiculadas, que dão conta de negociação envolvendo os partidos do chamado “Centrão”, onde colocam a CAIXA como parte de negociação, em troca de apoio parlamentar ao Governo Federal. Desta vez, o próprio Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deu declarações afirmando as negociações, envolvendo a CAIXA.
No passado recente, ficamos chocados com o termo “passando a boiada”, utilizado para se referir ao desmonte das políticas de proteção do meio ambiente. Agora é a vez ficarmos chocados com o termo “de porteira fechada”, para se referir à entrega da CAIXA e todos os seus cargos de alta gestão aos políticos de centro, o que representa um total desrespeito a essa instituição centenária, responsável pela execução das principais políticas sociais do Governo Federal.
A CAIXA, com os seus quase 90.000 funcionários, precisa de pessoas, à frente da sua gestão, que tenham compromisso com a sua missão e com a sua história. Rita Serrano, presidenta do banco, apresenta claramente esse compromisso. A atual gestão do banco tem promovido o resgate da instituição, que nos últimos anos sofreu com uma política de desmantelamento e de abandono da sua verdadeira missão, além de uma política de assédio moral estrutural.
Defender a atual gestão não significa apenas a defesa do nome de sua mandatária, Rita Serrano. Significa defender a essência desse banco centenário que, ao longo da sua história, tem se firmado como o principal agente de apoio às políticas públicas do Estado Brasileiro. Também significa lutar contra a entrega do banco e o retorno do fisiologismo. A CAIXA já sofreu, recentemente, com esse tipo de prática, que mancha o nome e a história do banco.
Por isso, reafirmamos a nossa luta e resistência aos ataques sofridos pela CAIXA e a nossa defesa à CAIXA 100% Pública, sustentável, comprometida com o seu verdadeiro papel e alinhada com as políticas sociais do Governo Federal. Para isso, precisamos ter à frente pessoas que tenham esse compromisso e total identidade com o banco.
ADVOCEF: Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal AGECEF’s: Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal
APCEF/PE: Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Pernambuco.
APCEF/RS: Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
ANACEF: Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa Econômica Federal
ANEAC: Associação Nacional dos Engenheiros, Arquitetos e Administradores de Rede da Caixa Econômica Federal
AUDICAIXA: Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal
CONTEC: Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito
FENAG: Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal
SOCIALCAIXA: Associação Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal no Trabalho Social
E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
Para conhecimento de todos, o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do levantamento contábil trimestral e anual da entidade.
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.