A Caixa que queremos não está à venda, nem é moeda de troca

18/09/2023

As Associações e Federações, que abaixo subscrevem, vêm, mais uma vez à público, manifestar a sua preocupação e indignação com as notícias veiculadas, que dão conta de negociação envolvendo os partidos do chamado “Centrão”, onde colocam a CAIXA como parte de negociação, em troca de apoio parlamentar ao Governo Federal. Desta vez, o próprio Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deu declarações afirmando as negociações, envolvendo a CAIXA.

No passado recente, ficamos chocados com o termo “passando a boiada”, utilizado para se referir ao desmonte das políticas de proteção do meio ambiente. Agora é a vez ficarmos chocados com o termo “de porteira fechada”, para se referir à entrega da CAIXA e todos os seus cargos de alta gestão aos políticos de centro, o que representa um total desrespeito a essa instituição centenária, responsável pela execução das principais políticas sociais do Governo Federal.

A CAIXA, com os seus quase 90.000 funcionários, precisa de pessoas, à frente da sua gestão, que tenham compromisso com a sua missão e com a sua história. Rita Serrano, presidenta do banco, apresenta claramente esse compromisso. A atual gestão do banco tem promovido o resgate da instituição, que nos últimos anos sofreu com uma política de desmantelamento e de abandono da sua verdadeira missão, além de uma política de assédio moral estrutural.

Defender a atual gestão não significa apenas a defesa do nome de sua mandatária, Rita Serrano. Significa defender a essência desse banco centenário que, ao longo da sua história, tem se firmado como o principal agente de apoio às políticas públicas do Estado Brasileiro. Também significa lutar contra a entrega do banco e o retorno do fisiologismo. A CAIXA já sofreu, recentemente, com esse tipo de prática, que mancha o nome e a história do banco.

Por isso, reafirmamos a nossa luta e resistência aos ataques sofridos pela CAIXA e a nossa defesa à CAIXA 100% Pública, sustentável, comprometida com o seu verdadeiro papel e alinhada com as políticas sociais do Governo Federal. Para isso, precisamos ter à frente pessoas que tenham esse compromisso e total identidade com o banco.

ADVOCEF: Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal AGECEF’s: Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal
APCEF/PE: Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Pernambuco.
APCEF/RS: Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
ANACEF: Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa Econômica Federal
ANEAC: Associação Nacional dos Engenheiros, Arquitetos e Administradores de Rede da Caixa Econômica Federal
AUDICAIXA: Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal
CONTEC: Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito
FENAG: Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal
SOCIALCAIXA: Associação Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal no Trabalho Social

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Balanços

    Para conhecimento de todos, o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do levantamento contábil trimestral e anual da entidade.

    Veja
    Filie-se

    Filie-se

    O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.

    Veja
    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja