Ansiedade sobe sete posições e vira a 3ª causa que mais afasta pessoas do trabalho no Brasil

22/10/2024

Levantamento do Ministério da Previdência Social aponta um crescimento dos problemas relacionados à saúde mental no trabalho

A ansiedade se tornou a terceira causa que mais afasta brasileiros do trabalho. Segundo um levantamento do Ministério da Previdência Social, foram concedidos 128.905 benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para pessoas com “outros transtornos ansiosos”. Os dados são referentes ao período entre setembro de 2023 e outubro de 2024.
A categoria de “outros transtornos ansiosos” inclui, por exemplo, ansiedade generalizada e transtorno de pânico. Em número de afastamentos, a ansiedade ficou atrás apenas de dor nas costas (dorsalgia), com 185.843 benefícios concedidos; e de “outros transtornos de discos intervertebrais”, com 150.066.

Ansiedade vem subindo no ranking ano após ano

Em 2021, a ansiedade ocupava o 10° lugar do ranking de maior número de afastamentos, com 49.481. No ano seguinte, subiu para 8°, com 54.203. Em 2023, a doença chegou ao 5° lugar (80.516).

 

Fonte: NSC

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Acordo Coletivos

    Acordo Coletivos

    No intuito de facilitar o acesso aos Acordos Coletivos/Convenções Coletivas o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região os disponibilizam por meio digital.

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja

    Campanha Salarial 2024

    Veja