Assédio moral pode resultar em multa e prisão

28/11/2022

A dignidade dos trabalhadores é constantemente ameaçada pelas posturas abusivas das empresas. Caracterizado como uma conduta repetitiva e prolongada, que desestabiliza e diminui o indivíduo no ambiente de trabalho, o assédio moral pode evoluir para danos psíquicos e físicos graves. A prática deve ser denunciada, com penas legais para quem comete.

Considerado crime desde março de 2019, uma vez que fere a dignidade da pessoa humana, o assédio moral pode resultar em multa e prisão que varia entre um a dois anos. E não é só apenas o superior hierárquico que pode cometer a prática. Pela legislação, colegas também podem ser assediadores.

Gritos, humilhações públicas e insultos até a propagação de boatos, fofocas e o isolamento do sujeito no trabalho são exemplos de assédio moral. Ações como não levar em conta problemas de saúde, criticar a vida particular ou ainda contestar a todo momento as decisões também se enquadram no crime.

É fundamental que os trabalhadores conheçam os direitos. A vítima de assédio moral ou alguém que testemunhe precisa reunir provas. Segundo orientações do TST (Tribunal Superior do Trabalho), deve-se anotar, com detalhes, todas as situações de assédio sofridas com data, hora e local e depois encaminhar as ocorrências para os sindicatos e ao Ministério Público.

Fonte: Terra

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Previsão Orçamentária

    O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do planejamento das atividades financeiras da entidade para conhecimento de todos.

    Veja
    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja
    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja