Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Medidas de alívio de capital bancário são raras, o que dá uma ideia da dimensão da crise
O Banco Central (BC) decidiu relaxar exigências de capital e de recolhimento de depósitos compulsórios dos bancos em operações no Rio Grande do Sul. A decisão foi aprovada em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN). O objetivo é incentivar a oferta de crédito e atenuar o impacto econômico da situação de calamidade enfrentada pelo Estado após inundações em boa parte do território.
Medidas de alívio de capital bancário são raras, o que dá uma ideia da dimensão da crise. Ações semelhantes foram adotadas pelo regulador no início da pandemia de covid-19, quando as incertezas e a restrição à circulação de pessoas paralisaram a economia.
Em comunicado nesta segunda-feira, o BC afirmou que as iniciativas aprovadas “darão ao Sistema Financeiro Nacional melhores condições de atuar no sentido de amenizar os efeitos econômicos da situação de calamidade pública decorrentes dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul”.
Uma das medidas permitirá que as instituições financeiras não registrem como ativos problemáticos, em seus balanços, as operações de crédito de clientes gaúchos afetados pelas chuvas que forem renegociadas.
Fonte: Valor Investe
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
Quem somos Olá somos o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, o endereço do nosso site é: https://www.bancariostb.com.br. A privacidade dos usuários em nosso site é uma prioridade e responsabilidade do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região e nessa Política de Privacidade esclareceremos como serão tratadas suas informações. Ao acessar o site do […]
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.