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Os bancos se aproveitam da modernização tecnológica para demitir e encher mais os cofres. Entre janeiro de 2014 e fevereiro deste ano foram fechadas 5.716 agências e demitidos 70.445 funcionários. É o que indica o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
A estimativa é de que no país tenha mais de um smartphone por habitante e os bancos, para lucrar mais, apostam nos apps com funções de autoatendimento e deixam de lado os clientes que preferem o atendimento humanizado. Discriminação.
O movimento deve continuar, segundo especialistas. O que deve resultar em agências ainda mais cheias, filas enormes, precarização do atendimento e funcionários sobrecarregados e adoecidos, afetados principalmente por doenças psicológicas.
Só em março, terceiro mês consecutivo de cortes, o volume de demissões ficou 39% acima da média mensal deste ano, quando o número de desligamentos chegou a 1.474. Enquanto as contratações ficaram 16,5% abaixo da média mensal registrada no setor.
Sem falar que devido à transformação digital, os novos postos de trabalho, na maioria dos casos, foram de profissionais de tecnologia da informação como programadores, analistas e gerentes de produtos. Muitos, terceirizados. Ou seja, sem os direitos da categoria bancária.
Fonte: O Povo
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Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.
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