Bancos lucraram R$ 139 bilhões em 2022, informa o BC

11/05/2023

O aumento foi de 1,6% em comparação a 2021; situação da Americanas reduziu a rentabilidade do sistema

O lucro líquido dos bancos que atuam no Brasil somou 139 bilhões de reais em 2022, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira 10. O montante representa um aumento de 1,6% em comparação a 2021, ano em que o lucro líquido foi de 136,8 bilhões de reais.

Nos últimos cinco anos, o lucro líquido dos bancos variou da seguinte maneira: 98,5 bilhões em 2018, 119,7 bilhões em 2019, 88,8 bilhões em 2020, 136,8 bilhões em 2021 e, finalmente, 139 bilhões no ano passado

Segundo o BC, as despesas com valores que os bancos reservam para os casos de inadimplência dos clientes, conhecido como “provisões”, aumentaram ao longo do ano passado.

“O crescimento do crédito em linhas de maior risco, o aumento do comprometimento de renda das famílias e a redução da capacidade de pagamento de micro e pequenas empresas explicam o aumento ao longo do ano”, informou o órgão.

Um dos fatores a a explicar o aumento das provisões é a crise da Americanas. A empresa está envolvida em um processo de recuperação judicial, em decorrência de uma dívida de mais de 50 bilhões de reais envolvendo, por exemplo, bancos públicos. O BC registrou que no quarto trimestre do ano passado, antes mesmo da revelação do caso, a Americanas contribuiu para um aumento das provisões na casa de 25%, em relação ao trimestre anterior.

Fonte: O Povo

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja

    Serviços

    A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.

    Veja