Bancos perdem espaço para fintechs em meios de pagamentos

29/10/2024

Um estudo global do Boston Consulting Group (BCG) mostra que os grandes bancos estão perdendo participação de mercado no segmento de meios de pagamento, com as fintechs crescendo mais rapidamente. Para a consultoria, para se manterem competitivos, os bancos deveriam expandir a atuação para ofertas adjacentes aos pagamentos ou criar novos modelos de negócio.

Os modelos atuais não são competitivamente sustentáveis, e os bancos não podem se dar ao luxo de perder mais participação de mercado”, diz o estudo. O documento aponta que existem atualmente quase 6,5 mil fintechs de pagamentos ativas no mundo, que já receberam US$ 125 bilhões em investimentos nos últimos 25 anos. “Reinventar os pagamentos requer um investimento sério em tecnologia. Os bancos devem atualizar sua infraestrutura para se destacarem e escalarem efetivamente.”

O relatório lembra que os grandes bancos geralmente têm uma ampla base de dados, que poderia ser usada para vendas cruzadas (“cross-sell”) e para ajudar empresas a chegar melhor nos clientes de varejo. Além disso, têm uma grande oportunidade em “pagamentos embutidos” (“embedded finance”), algo que já é feito por empresas de viés tecnológico.

Fonte: Valor investe

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja
    Jornal Sindicato

    Jornal Sindicato

    O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.

    Veja

    Contato

    Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.

    Veja