Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Na assembleia que será realizada amanhã (23), será deliberado sobre a proposta negociada com o Banrisul de Acordo Coletivo de Trabalho, pelo período de dois anos, sobre as condições para revogação do novo Plano de Cargos, Funções e Salários (PCFS) e restabelecimento do Regulamento de Pessoal. Na proposta, também consta o restabelecimento do Adicional de Dedicação Integral (ADI) para as funções comissionadas e o pagamento retroativo da gratificação.
Atendendo à reivindicação do movimento sindical, o Banrisul definiu que, nas bases em que a proposta for aprovada até o dia 23 de janeiro, o ADI será restabelecido ainda na folha deste mês e que em fevereiro ocorrerá o pagamento retroativo para quem não recebeu a gratificação em 2023. Para a diretora da Fetrafi-RS, Raquel Gil, a retomada do ADI é de extrema importância. “O ADI é fundamental para os banrisulenses. Muitos estão sendo promovidos sem receber a gratificação. O que estamos conquistando é algo que os colegas não imaginavam que íamos conquistar. Então é uma vitória do movimento sindical e também dos trabalhadores do quadro antigo que acreditaram na gente e atenderam nosso apelo para não migrarem de plano”, ressalta.
O restabelecimento do ADI, o cancelamento do processo de migração ao PCFS construído unilateralmente pelo Banrisul e o restabelecimento do Regulamento de Pessoal foram foco de uma intensa mobilização do Sindicato e da Fetrafi-RS ao longo do último ano. Com a aceitação da proposta pelos banrisulenses, ficam mantidas as regras e prazos de promoção para os trabalhadores antigos. Já para os novos empregados (contratados a partir de fevereiro de 2023), há ampliação dos ABAs para cinco e também ampliação do percentual de promoções por tempo de serviço, passando de zero para 25%.
Em 14 de dezembro, o Banrisul havia apresentado proposta prevendo o cancelamento da migração do novo PCFS, que foi divulgada pelo Sindicato e comemorada pelos bancários e bancárias. Nesta semana, foi proposto acordo para restabelecimento do ADI e pagamento retroativo. A ideia da assembleia é formalizar a aceitação dos itens pelos banrisulenses, com posterior assinatura de acordo pelas entidades. Assim, o setor de Recursos Humanos do banco afirma que terá segurança jurídica para destravar os processos de comissionamentos e transferências, suspensos desde o ano passado.
O presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, reforça que o cancelamento do novo plano garante tranquilidade para os banrisulenses do quadro antigo e se configura como uma conquista para os novos trabalhadores, mas que há pontos a serem melhorados. “Acreditamos que esse modelo de promoções que o banco aplica para os novos, de 25% de promoções por tempo e 75% por mérito, mesmo sendo muito melhor que a original no novo PCFS, ainda não é o adequado. Nas discussões sobre um novo plano de carreira, que abarque a totalidade dos empregados do Banrisul, a proposta precisa ser melhor que isso. Afirmamos na recepção de todos os novos colegas que teríamos uma luta imensa por isonomia pela frente. E ainda restam alguns pontos a serem alcançados, seja via negociações de um novo plano, seja no enfrentamento das próximas campanhas salariais”, afirma.
A ideia que nunca saiu do horizonte do movimento sindical é construir, no próximo período, uma nova proposta de plano de carreira em conjunto com os trabalhadores e trabalhadoras do banco, o que anda lado a lado a outras prioridades, como PPR, passivos pendentes e metas abusivas.
Minuta ACT para revogação do PCFS e Restabelecimento do Regulamento Pessoal
Fonte: SindBancários
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.
Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.