Banrisul registra crescimento de 22,6% na carteira de crédito em 2022

13/12/2022

Setor do agronegócio representa 14% com 500 mil produtores cadastrados

Destacando o reposicionamento da marca, o Banrisul promoveu a segunda edição do BanriDay, evento em que apresentou as principais transformações durante o ano de 2022 e projeto o próximo período. Direcionados a investidores e acionistas, painéis foram conduzidos pelo presidente e vice-presidente do banco, Cláudio Coutinho e Irany Sant’anna, respectivamente, além dos titulares da diretoria da instituição nos mais diferentes setores.

“Vai além da mudança do logotipo, há todo um trabalho interno pensado a partir das mudanças nas pessoas e nas empresas que, é claro, refletem no Banrisul e no ambiente de negócios”, explicou Coutinho.

Durante o evento, foi destacada a expansão na carteira de crédito, que teve um crescimento de 22,6%, chegando a R$ 47 bilhões. O empréstimo consignado de pessoa física, capital de giro e crédito rural estão entre os fatores que estimularam o desempenho. “O índice de inadimplência chegou a 1,6%, abaixo do índice nacional. E a margem financeira cresceu mais de 3%, o previsto para o terceiro trimestre”, relatou o diretor de Finanças e Relações com Investidores, Marcus Staffen.

A diretora de Produtos, Segmentos e Canais Digitais do banco, Claise Rauber, enfatizou duas iniciativas que havia sinalizado no BanriDay do ano anterior. Uma delas é o Banrishopping, loja on-line, mais de 40 lojas parceiras e mais de 100 marcas. A outra é o anúncio da assistente virtual inteligente da instituição, a Bah, que funcionará como a “Alexa” do Banrisul. “É um termo muito próximo da gente, com muitos significados, informal e representa a essência do gaúcho”, lembrou Claise. O diretor de TI e Inovação, Jorge Krug, corroborou a posição do banco manter “o olhar atento às transformações em curso”. “Novos produtos e serviços foram disponibilizados em 2022. Em maio, por exemplo, foi inaugurado o novo data center, com capacidade total de armazenamento é de 6 petabytes e o processamento passa das 25 milhões de instruções por segundo. E não apresentou qualquer incidente até o momento”, salientou Krug.

O evento reiterou que a atenção com o agronegócio continua sendo um dos pilares do banco, que tem mais 350 agências especializadas no segmento. “Tivemos o maior crescimento nos últimos anos, um saldo de R$ 6,7 bilhões no setor, que cresceu 52% em relação ao mesmo período do ano passado”, falou o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo. Atualmente, são mais de 500 mil produtores cadastrados, desde o agricultor familiar até o agricultor empresarial, que representam 14% da carteira de crédito do banco. “Trabalham, em sua maioria, com soja, milho, arroz, bovino e leite”, complementa Lobo.

Outro ponto destacado no evento foi o recebimento, em outubro deste ano, do Selo Ouro, a mais alta qualificação concedida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, plataforma para divulgação de inventários corporativos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). “Pretendemos continuar avançando em 2023 para que continuemos sendo o banco dos gaúchos”, confirmou Cláudio Coutinho, que também anunciou investimento de R$ 300 milhões na Vero, a empresa de cartões da instituição. No momento, o Banrisul abrange cerca de 8.600 colaboradores, depois de 511 pessoas entraram com pedido de desligamento voluntário prestes a se aposentarem. Em torno de 1.500 estão previstas para preenchimento de vagas em concursos em andamento ou futuros.

Fonte: Correio do Povo

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