Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Comando dos Banrisulenses avalia que, apesar de ter avançado, proposta precisa passar por alguns ajustes: o pagamento da PPR para os plataformistas usando o mesmo critério dos caixas foi um importante avanço. No entanto, o uso do percentual da ROAE projetado em 14% como gatilho para pagamento do bônus é um dos principais entraves, além da falta de melhoria nos valores pagos para os ONs.
Membros do Comando Nacional dos Banrisulenses reuniram-se virtualmente, na tarde desta quarta-feira (21/06), com negociadores do Banrisul para dar continuidade à negociação da PPR. Diante da insatisfação com o retorno do Banco sobre as reivindicações apresentadas no encontro passado, o Comando decidiu protelar o processo negocial para que seja possível avaliar com calma ponto a ponto. Foi solicitado ao Banco uma proposta comparativa, em que estejam assinaladas todas as mudanças em relação ao documento atual; e números que indiquem as projeções de ROAE dos últimos anos e os percentuais alcançados de fato.
O nivelamento dos plataformistas com caixas e escriturários, o que representa uma coletivização das metas, foi o principal avanço. O Banco manteve a proposta original para os ONs e o percentual da ROAE segue projetado em 14% sendo necessário atingir no mínimo 80% desta projeção para acionar o pagamento do bônus. “Estamos questionando porque a referência para o gatilho, que antes era o lucro líquido, passou a ser a ROAE. Se fosse assim em 2022, não teríamos atingido a meta e ninguém teria recebido nada. Até agora não ficou claro para nós essa mudança, que pode trazer graves prejuízos aos trabalhadores e às trabalhadoras”, alertou Raquel Gil de Oliveira, diretora da Fetrafi-RS.
Outra informação trazida pela direção do Banrisul que deixou os banrisulenses indignados foi a de que a ROAE de 2022 atingiu um percentual baixo (8,5%) devido ao montante pago em ações trabalhistas, que teria superado as estimativas do Banco.
Em relação às melhorias nos parâmetros de pagamento da PPR para os ONs, o Comando entende que esse é um ponto do qual não se pode abrir mão.
A próxima reunião da Mesa ficou agendada para o dia 26 de junho.
Texto: Maricélia Pinheiro/Verdeperto Comunicação
Fonte: Fetrafi RS
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.
Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links: