Campanha Salarial 2022- CEBNN/CONTEC cobra auxílios da FENABAN

16/08/2022

Terminou sem acordo a reunião entre a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação-CEBNN/CONTEC e representantes da FENABAN, ocorrida na tarde desta segunda-feira (15).

A Contec encaminhou os últimos itens presentes na pauta de reivindicações, e voltou a tratar daquelas que se referem à saúde do trabalhador. São as seguintes cláusulas:

– 22-Proteção à empregada gestante;
– 23-Trabalho em home office (tele trabalho);
– 24-Covid 19;
– 33-Contribuição negocial;
– 38-Negociação exclusiva com o Sindicato;
– 39-Abrangência da Convenção Coletiva;
– 40-Vigência.

O tele trabalho, que continua sendo amplamente utilizado pelos trabalhadores durante o período de maior isolamento pela pandemia de Covid-19, já é uma realidade, também, no sistema financeiro. Por isso, é preciso que os bancos forneçam condições dignas de trabalho para seus funcionários, bem como, auxílios financeiros para custear despesas adicionais, respeitados todos os protocolos e procedimentos das autoridades sanitárias.

Estes foram alguns dos tópicos debatidos a respeito da cláusula 23 da pauta de reivindicações. A Contec solicitou que os representantes patronais levassem em consideração, os custos extraordinários dos bancários com internet, água e luz. A FENABAN informou que vai levar as reivindicações para os Bancos e que voltará a tratar deste tema na próxima reunião.

“Os bancários, assim como toda a sociedade, sofreram muito no período de isolamento e neste momento precisam que os bancos sejam solidários a estes ajustes impostos com o trabalho remoto. O salário dos trabalhadores já está comprometido com a inflação e a falta de bons reajustes, não podemos aceitar que os custos operacionais recaiam sobre o lado mais fraco desta relação.” Disse o presidente da CEBNN/CONTEC, Lourenço Prado, que enfatizou a importância da aprovação desta cláusula.

Sobre a pandemia e os cuidados com a disseminação da Covid-19 nos ambientes bancários, tratados pela cláusula 24, que sugere ajustes para os bancos, não foi aceita por parte da representante patronal, que afirmou que as agências são ambientes seguros e com protocolos sanitários eficientes.

Quanto às cláusulas 22, sobre a proteção das trabalhadoras grávidas e 39, que trata da abrangência da Convenção Coletiva, a FENABAN informou que pretende manter as cláusulas vigentes na CCT.

Para o próximo encontro, ficou acordado entre as partes que as cláusulas 34- Estabilidade do Dirigente Sindical; 38- Negociação exclusiva com o Sindicato e 03- Reajustes dos Auxílios: Refeição, Cesta Básica, Alimentação, Creche/Babá e demais benefícios. A reunião virtual está marcada para o dia 18 de agosto, às 14:00 horas.

#MaisConquistas #ValorizaçãoDoTrabalhador

Fonte: Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Eventos

    O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

    Veja
    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja