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Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados mostrou um aumento do consumo das famílias brasileiras ao longo de 2023.
“Suco de uva integral baixou de R$ 14,50 para R$ 9,98″. É só o locutor anunciar a oferta que os clientes aparecem.
A gente fica aqui nas promoções, agora mesmo eu falei para o moço: ‘Para de fazer promoção, se não não vou sair’. Toda hora tem uma promoção”, diz a enfermeira Simone Stief.
Segundo uma pesquisa da Abras, a Associação Brasileira de Supermercados, o consumo nos lares aumentou 3%, em 2023. De novembro para dezembro, a alta foi bem mais expressiva: 18%, o maior resultado registrado de um mês para o outro em 2 anos.
“Festas fim de ano, Natal, acho que a gente consome mais. 13º entra, e outras gratificações, a gente acaba gastando um pouco mais”, diz a enfermeira Marilena Lessa.
Para os economistas, os principais fatores que contribuíram para o aumento no consumo em dezembro foram repasses como o Bolsa Família, o auxílio gás, o lote residual de restituição de Imposto de Renda e a segunda parcela do 13º.
O desemprego teve uma queda, isso foi bastante positivo, principalmente no final do ano, porque a parcela do 13º foi fundamental e grande parte desse valor foi para o consumo”, afirma Marcio Millan, vice-presidente da Abras
Segundo a pesquisa, em 2023, o carrinho no supermercado saiu mais cheio também por causa de um outro motivo: a queda nos preços de alguns produtos básicos, que fazem parte do nosso dia a dia.
A Abras fez um levantamento da cesta composta pelos 35 produtos mais consumidos nos supermercados. Mesmo com uma alta em novembro e dezembro, a cesta fechou o ano mais barata, caiu 4,22%. Foi a maior queda registrada no acumulado do ano desde 2017.
Fonte: G1
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O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.