Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Uma Unidade de Negócios do Bradesco foi alvo de um assalto nesta quarta-feira 19. O local não possui porta giratória e vigilante.
O Sindicato esteve presente na unidade situada no Parque Edu Chaves nesta quinta-feira 20 para garantir seu fechamento e a dispensa dos funcionários, e está cobrando do banco para que todos recebam assistência psicológica e os atendimentos necessários.
“Conversamos com os bancários e participamos da reunião com o Viva Bem. Continuaremos acompanhando estes trabalhadores e todo o processo de atendimento psicológico. Orientamos a todos sobre a importância da abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho [CAT], e colocamos nossa secretaria de Saúde à disposição dos trabalhadores”, relata o dirigente sindical e bancário do Bradesco Marcos Amaral, o Marquinhos.
A CAT é emitida para reconhecer um acidente de trabalho, de trajeto ou uma doença ocupacional. O documento é importante pois registra a doença adquirida durante o trabalho na empresa – como transtornos de ordens psicológicas causadas por um trauma decorrente de uma ação violenta, como um assalto.
Além disso, a CAT auxilia na perícia do INSS para o reconhecimento do benefício como acidente de trabalho (Espécie 91), o que vai garantir a estabilidade de 12 meses para o trabalhador, recolhimento das contribuições previdenciárias e do FGTS
Insegurança nas Unidades de Negócio do Bradesco
O Bradesco está transformando diversas agências em Unidades de Negócios, reduzindo custos com segurança e vigilância. Em 12 meses o banco fechou 242 agências e abriu 92 novas Unidades de Negócio. Por não possuir porta giratória e vigilante, este modelo se torna inseguro.
“A ausência de itens de segurança evidencia o descaso com a proteção e a vida dos bancários e clientes, colocando-os em risco em situações como esta. Este modelo de agência só piora o ambiente de trabalho. Para que situações como esta não voltem a se repetir, é fundamental que o Bradesco reveja este formato de unidade bancária e invista na segurança dos seus funcionários e clientes, o maior patrimônio do banco.”
Fonte: SEEB SP
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.