Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
O Itaú segue como a marca mais valiosa do Brasil, segundo o estudo BrandZ Brasil 2024, elaborado pela Kantar. As marcas de cerveja Brahma e Skol ficaram na 2ª e 3ª colocação, respectivamente. (Por Renato Pezzotti)
O que aconteceu
A consultoria Kantar divulgou hoje (12) seu relatório BrandZ Top 50 Marcas Brasileiras Mais Valiosas. O ranking avalia o valor da marca, quantificando a contribuição das marcas para o desempenho financeiro dos negócios.
O Itaú segue na liderança do estudo. Segundo o ranking, a instituição tem um valor de marca de US$ 7,4 bilhões.
Brahma e Skol ficaram na 2ª e 3ª colocação, com valores de marca de US$ 6,6 bilhões e US$ 5,8 bilhões, respectivamente.
Claro (US$ 5,7 bilhões) e Nubank (US$ 4,8 bilhões) fecham a lista das 5 marcas brasileiras mais valiosas – veja, abaixo as 10 primeiras colocadas.
9 marcas estrearam no ranking este ano, com a Localiza chegando na melhor posição (8º lugar).
A classificação de 2024 foi produzido com base “nas opiniões de 10.800 entrevistados, sobre 396 marcas, em 27 categorias”, segundo a Kantar.
Para figurar no ranking, a marca deve ter origem no Brasil e ser propriedade de empresa listada em bolsa de valores. Para marcas originárias do Brasil e de propriedade de empresas privadas, suas demonstrações financeiras devem estar disponíveis em domínio público.
“O ranking mostra o quão resilientes as marcas têm sido após a disrupção e a incerteza dos últimos anos no Brasil. As marcas brasileiras mais fortes abrangem diversas categorias, desde Vestuário e Cerveja até Cuidados Pessoais e Serviços de Viagem, o que ajuda a equilibrar a classificação para garantir que ela seja menos suscetível às oscilações econômicas” – Milton Souza, diretor geral da divisão de insights da Kantar no Brasil
Veja os dez primeiros colocados no ranking das marcas brasileiras mais valiosas, segundo o BrandZ:
– Itaú Unibanco (banco): US$ 7,4 bilhões (valor da marca)
– Brahma (cerveja): US$ 6,6 bilhões
– Skol (cerveka): US$ 5,8 bilhões
– Claro (telefonia): US$ 5,7 bilhões
– Nubank (banco): US$ 4,5 bilhões
– Bradesco (banco): US$ 4,3 bilhões
– Vivo (telefonia): US$ 3,3 bilhões
– Localiza (locadora): US$ 3,0 bilhões
– Petrobras (combustíveis): US$ 2,6 bilhões
– Antarctica (cerveja): US$ 2,4 bilhões
Força do segmento financeiro
Segundo ele, a permanência de empresas do segmento financeiro não foi uma surpresa. Apesar disso, a subida do Nubank no ranking foi uma novidade, com o equity mostrando uma performance positiva em todos os escopos. Para a Kantar, a presença de outras fintechs no levantamento, como Pagbank, em 46° lugar, e C6 Bank, na 49ª posição, indicam a força da digitalização no meio e como tem acelerado investimentos em tecnologia e marketing.
O Bradesco, avaliado em US$ 4,3 bilhões, apareceu em 6° lugar. O banco caiu três posições em relação ao ranking de 2023. Ainda que não tenham equity tão consolidado, Banco do Brasil e Caixa aparecem na pesquisa no 15° e 22° lugares, respectivamente.
A mesma veia de inovação é vista em bebidas alcoólicas, que ocupam dois lugares no top 5. Marcas como Brahma e Skol têm inovado na percepção dos consumidores, estando entre as que mais investiram na criação de novos produtos, bem como ocasiões e oportunidades de consumo – em que a inovação é essencial para a recorrência dos repertórios. Além disso, se conectam com a identidade brasileira e marcam presença constante mantendo o core das marcas.
“As marcas seguem forte, justamente, porque nunca deixam de lado o pilar da inovação. Elas têm investimento constante em comunicação, em patamares superiroes à concorrência, e estão buscando a diferenciação, conexão emocional com o consumidor”, endossa Souza.
Entre os atributos levados em consideração em brand equity para a avaliação estão três principais pilares: alta saliência, siginificação e vistas como diferenciadas no mercado.
Fonte: UOL
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do planejamento das atividades financeiras da entidade para conhecimento de todos.
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.
Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.