Itaú e Banco do Brasil passam a oferecer pagamento via Open Finance

19/10/2022

Por meio do Open Finance, os clientes que migram de um banco para o outro conseguem reaproveitar todo o histórico bancário em vez de iniciar uma relação do zero com a nova instituição (Getty Creative)

-Itaú Unibanco e Banco do Brasil também já estão disponibilizando a forma de pagamento via Open Finance;
-No caso do Itaú, neste primeiro momento, a funcionalidade foi aberta aos funcionários e a expectativa é que até a primeira quinzena de novembro esteja disponível para os clientes pessoas física;
-Em março, a quarta fase do projeto de transparência financeira no Brasil do Banco Central (BC) chegou, expandindo o Open Banking para as demais instituições financeiras do país.

Após o Bradesco anunciar neste mês uma nova ferramenta que permitirá o cliente fazer Pix mesmo sem ele ter dinheiro na conta, Itaú Unibanco e Banco do Brasil também já estão disponibilizando a forma de pagamento via Open Finance.

O Open Finance é uma funcionalidade que permite a troca de informações entre instituições bancárias diferentes. Isso significa que, por meio do Open Finance, os clientes que migram de um banco para o outro conseguem reaproveitar todo o histórico bancário em vez de iniciar uma relação do zero com a nova instituição.

O Itaú Unibanco anunciou nesta segunda-feira (17) a possibilidade de transferência via Pix com saldos de bancos distintos. Segundo informações do Extra, neste primeiro momento, a funcionalidade foi aberta aos funcionários do Itaú, e a expectativa é que até a primeira quinzena de novembro esteja disponível para os clientes pessoas física.

Em março, a quarta fase do projeto de transparência financeira no Brasil do Banco Central (BC) chegou, expandindo o Open Banking para as demais instituições financeiras do país e passando a se chamar Open Finance.

Até aquele momento, o Banco Central havia implementado um sistema de Open Banking, onde os dados e informações poderiam ser compartilhados entre instituições bancárias. Com a mudança, o projeto se ampliou ainda mais, permitindo o compartilhamento de informações para outros serviços financeiros, como operadoras de câmbio, corretoras de investimento, seguradoras, credenciamentos e instituições de previdência.

Para que serve o Open Finance

A ideia por trás de trazer maior transparência para o setor financeiro é aumentar a competitividade entre as instituições. Mediante autorização do cidadão, seus dados poderão ser compartilhados entre as empresas. Dessa forma, por exemplo, será mais fácil conseguir empréstimos em bancos onde não se tem conta, mas oferecem melhores taxas.

Dessa forma, as instituições financeiras terão que competir entre si para oferecer os melhores produtos financeiros para os clientes.

Até o dia 30 de junho o BC irá aprovar a estrutura definitiva de governança de todo o sistema. Isto engloba as práticas de boa governança, políticas de controles internos, gestão de riscos, auditoria, transparência, políticas de comunicação e até mesmo punições para as instituições financeiras que descumprirem com as obrigações, como apresentar falhas de segurança.

Fonte: Yahoo – Finanças

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja
    Convênios

    Convênios

    O Sindicato dos bancários oferece uma série de serviços para os associados. Os interessados devem procurar a secretaria e realizar seu cadastro para dispor dos convênios firmados com diversos estabelecimentos e obter descontos.

    Veja

    Eventos

    O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

    Veja