Itaú usa inteligência artificial para “ler” 70 mil documentos jurídicos por mês

16/06/2023

Ferramenta analisa se sentenças foram favoráveis ou não ao banco, e por quê; medida permite agir antecipadamente e reduzir custos. Inteligência artificial pode ser usada para simplificar processos (Por Matheus Piovesana)

O diretor de Jurídico, ESG e Assuntos Corporativos do Itaú Unibanco, José Vita, disse que o banco tem utilizado inteligência artificial para ler documentos jurídicos de forma massiva, e começa a aplicar a tecnologia para ler e analisar sentenças. Com isso, segundo ele, os custos de contencioso têm reduzido.

“Temos cerca de 70 mil documentos por mês que são analisados por inteligência artificial, sem participação humana”, afirmou Vita durante o Itaú Day, evento do banco com investidores, realizado de forma virtual.

“A nossa próxima fronteira, que já estamos desbravando, é a leitura das sentenças.”

De acordo com ele, a inteligência artificial já consegue analisar se as sentenças foram favoráveis ou não ao banco, e por quê. Graças a isso, o Itaú tem conseguido antecipar tendências na frente judicial, o que permite agir antecipadamente e reduzir os custos.

Fonte: Estadão

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja

    Eventos

    O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

    Veja