Jurídico da Caixa sabia de assédios de Pedro Guimarães, diz ex-funcionária ao MPF

06/10/2022

Em depoimento, ex-funcionária afirmou que departamento jurídico da Caixa sabia de episódios de assédio sexual e moral de Pedro Guimarães (Por Guilherme Amado e Eduardo Barretto)

Uma ex-funcionária da Caixa afirmou ao Ministério Público Federal (MPF) que o departamento jurídico da estatal sabia dos episódios de assédio sexual e moral do então presidente do banco, Pedro Guimarães. Na semana passada, o Ministério Público do Trabalho (MPT) processou Guimarães e cobrou o pagamento de uma indenização de R$ 30,5 milhões por danos morais.

Em junho deste ano, a coluna de Rodrigo Rangel mostrou que cinco funcionárias denunciaram o então presidente da Caixa, Pedro Guimarães, por assédio moral e assédio sexual. Desde então, as investigações seguem no MPF, MPT e no Tribunal de Contas da União. Guimarães nega irregularidades.

No depoimento aos procuradores, a ex-funcionária da Caixa relatou que, em 2019, procurou a Corregedoria e o departamento jurídico da Caixa. A ex-servidora buscava ajuda para apresentar uma denúncia que envolvia Pedro Guimarães.

Um dia depois de buscar a Corregedoria, segundo o depoimento, a ex-funcionária foi procurada por Guimarães. O então presidente da estatal demonstrou que sabia da comunicação à Corregedoria. Em regra, relatos de funcionários para corregedorias devem ser sigilosos, para proteger as vítimas.

Essa ex-funcionária disse que o setor jurídico sabia dos episódios criminosos de assédios sexuais e morais cometidos por Guimarães, bem como diversos outros funcionários da alta hierarquia da Caixa.

Fonte: Metrópole

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja
    Filie-se

    Filie-se

    O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.

    Veja