Manifestantes pedem saída de Campos Neto do Banco Central e queda da taxa de juros

22/03/2023

No mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para discutir se mantém ou não a taxa básica de juros a 13,75% ao ano, pequenos grupos de manifestantes foram às ruas em várias cidades do país pedindo a queda da taxa Selic e a renúncia do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Entre o fim da manhã e o começo da tarde desta terça (21), foram registrados atos em frente às sedes e regionais da autoridade monetária em capitais e cidades do Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Pará, Bahia, Ceará e Sergipe, entre outros estados.

Além da saída de Campos Neto, os manifestantes também pediram a “democratização do CARF”, o Conselho de Administração de Recursos Fiscais, órgão composto por representantes do governo e da sociedade que julga processos referentes a tributos.

O Carf entrou na mira de empresários com de volta do chamado “voto de qualidade”, suspenso durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para beneficiar o contribuinte em caso de empate das decisões. O mecanismo foi levado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e é visto com críticas pelo mercado e pelo Congresso, que vê a medida como uma “asfixia” com a cobrança de mais tributos.

O Copom anuncia a taxa de juros no final da tarde desta quarta (22).

O protesto ocorreu pouco depois do atual presidente da república voltar a criticar o Banco Central pela taxa de juros a 13,75%. Ele disse que a Selic neste patamar é um “absurdo” e que vai “continuar batendo” para que o Copom comece a reduzir.

“Não há nenhuma razão, nenhuma explicação, nenhuma lógica. Só quem concorda com os juros altos é o sistema financeiro que sobrevive e vive disso, e ganha muito dinheiro com as especulações”, disse em entrevista ao site Brasil 247.

A expectativa de analistas do mercado financeiro é que a Selic comece a ser reduzida apenas no segundo semestre, encerrando o ano a 12,75% segundo a última previsão do Relatório Focus, do Banco Central, divulgada na segunda (20).

Fonte: Gazeta do Povo

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Política de Privacidade

    Quem somos Olá somos o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, o endereço do nosso site é: https://www.bancariostb.com.br. A privacidade dos usuários em nosso site  é uma prioridade e responsabilidade do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região e nessa Política de Privacidade esclareceremos como serão tratadas suas informações. Ao acessar o site do […]

    Veja

    Eventos

    O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

    Veja
    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja