Ministério Público recebe denúncia de desvio em empréstimo do Banco do Brasil

09/06/2023

O Ministério Público recebeu uma denúncia de desvio em um empréstimo do Banco do Brasil, em Santa Catarina. De acordo com a denúncia, um financiamento de pessoas da antiga administração da instituição teve seu dinheiro desviado para a compra de um avião. As informações são do portal Correio do Litoral.

Assim, ao invés do valor do empréstimo ser usado na construção da obra do empreendimento, o dinheiro serviu para a aquisição da aeronave.

Em meio às investigações da nova administração do banco, contratações em desobediência aos requisitos da legislação também estão sendo descobertas. 

Comissão fez denúncia em 2022
As contratações de operações de risco em favor de aliados políticos, a avaliação de crédito, entre outras ações, que visavam atender interesses externos, foram alvo de uma denúncia, em fevereiro de 2022, da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).

A organização denunciou o favorecimento de gestores antigos, que tinham alinhamento com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O coordenador da CEBB, João Fukunaga, destacou a importância da instituição para a economia brasileira e criticou as ações.

De acordo com Fukunaga, “O Banco do Brasil é fundamental para a economia do país. Não podemos permitir que a ingerência política coloque em risco o equilíbrio desse instrumento que deveria estar contribuindo para a retomada do desenvolvimento e não para agradar parceiros políticos de Bolsonaro”.

Empréstimo do Banco do Brasil tem condições diferentes
Sobre o empréstimo mencionado para a compra do avião, a denúncia aponta irregularidades. Primeiro, o contrato do empréstimo tem condições muito diferentes das que o banco normalmente oferece.

Além disso, a riqueza do sócio que pegou o empréstimo varia muito e está sendo investigada. Dessa forma, o Tribunal de Contas da União e a agência que regula o setor estão investigando o atraso na construção daquilo que o empréstimo deveria financiar.

Por último, o delator afirmou que o dinheiro foi usado para comprar um avião de uso privado, o que não era a finalidade original do empréstimo.

Fonte: Seu Crédito Digital

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja

    Eventos

    O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

    Veja

    Campanha Salarial 2024

    Veja