Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
O Ministério Público recebeu uma denúncia de desvio em um empréstimo do Banco do Brasil, em Santa Catarina. De acordo com a denúncia, um financiamento de pessoas da antiga administração da instituição teve seu dinheiro desviado para a compra de um avião. As informações são do portal Correio do Litoral.
Assim, ao invés do valor do empréstimo ser usado na construção da obra do empreendimento, o dinheiro serviu para a aquisição da aeronave.
Em meio às investigações da nova administração do banco, contratações em desobediência aos requisitos da legislação também estão sendo descobertas.
Comissão fez denúncia em 2022
As contratações de operações de risco em favor de aliados políticos, a avaliação de crédito, entre outras ações, que visavam atender interesses externos, foram alvo de uma denúncia, em fevereiro de 2022, da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).
A organização denunciou o favorecimento de gestores antigos, que tinham alinhamento com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O coordenador da CEBB, João Fukunaga, destacou a importância da instituição para a economia brasileira e criticou as ações.
De acordo com Fukunaga, “O Banco do Brasil é fundamental para a economia do país. Não podemos permitir que a ingerência política coloque em risco o equilíbrio desse instrumento que deveria estar contribuindo para a retomada do desenvolvimento e não para agradar parceiros políticos de Bolsonaro”.
Empréstimo do Banco do Brasil tem condições diferentes
Sobre o empréstimo mencionado para a compra do avião, a denúncia aponta irregularidades. Primeiro, o contrato do empréstimo tem condições muito diferentes das que o banco normalmente oferece.
Além disso, a riqueza do sócio que pegou o empréstimo varia muito e está sendo investigada. Dessa forma, o Tribunal de Contas da União e a agência que regula o setor estão investigando o atraso na construção daquilo que o empréstimo deveria financiar.
Por último, o delator afirmou que o dinheiro foi usado para comprar um avião de uso privado, o que não era a finalidade original do empréstimo.
Fonte: Seu Crédito Digital
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.
O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.
O Sindicato dos bancários oferece uma série de serviços para os associados. Os interessados devem procurar a secretaria e realizar seu cadastro para dispor dos convênios firmados com diversos estabelecimentos e obter descontos.