MP junto ao TCU pede suspensão do consignado do Auxílio Brasil pela Caixa

20/10/2022

Sub-procurador Lucas Rocha Furtado cita possível desvio de finalidade e uso ‘meramente eleitoral’ e quer suspensão até decisão definitiva do tribunal

O Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pediu a suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal, citando possível “desvio de finalidade” e uso “meramente eleitoral”.

Procurado pelo InfoMoney, o TCU afirmou que ainda não foi aberto um processo sobre o requerimento do MP. E, apesar do requerimento de medida cautelar para a suspensão da linha de crédito, ainda não há uma data para o julgamento da ação.

O banco estatal concedeu R$ 1,8 bilhão em empréstimos para 700 mil beneficiários do auxílio em apenas 4 dias, entre terça (11) e sexta (14), afirmou a presidente da Caixa, Daniella Marques., na segunda-feira (17).

Desde o início do segundo turno, o banco público tem lançado diversas medidas e programas focados nas classes mais baixas e nas mulheres — públicos em que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem maior rejeição.

A Caixa é o único grande banco do país a oferecer o consignado do Auxílio Brasil. Outros 11 bancos e instituições financeiras também foram autorizados a operar a linha de crédito, entre eles o banco Safra e a Crefisa, mas apenas a Pincred e a meutudo/QI estão oferecendo o produto no momento.

Todos os grandes bancos que têm capital aberto — Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander Brasil — têm mostrado receio com o produto, considerado arriscado dado o perfil do público-alvo e a situação de fragilidade social de muitos beneficiários.

Fonte: InfoMoney

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja