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Golpistas ligam para as pessoas dizendo que a conta delas foi invadida e vão solucionar o problema. Eles têm informações sobre o extrato dos clientes, simulam estar na central de atendimento dos bancos, são bem articulados e calmos e usam até uma música similar à do Itaú. Isso ganha a confiança dos clientes e os convence. A denúncia viralizou em redes sociais nos últimos dois dias.
Gerentes procurados pelas vítimas dizem saber do golpe e que há muita gente caindo nele. Mas o banco não está fazendo uma campanha específica contra o problema. Consultado, o Itaú disse que “segurança é prioridade máxima”, mas não comentou o golpe específico.
Suposta invasão de conta
O falso funcionário do banco liga e diz que a conta bancária foi acessada por golpistas. Em relato no Twitter, a jornalista Marcella Centofanti diz que o fraudador ligou para ela fingindo ser funcionário do Itaú e disse que a conta bancária dela estava bloqueada por causa de uma tentativa de invasão por terceiros.
O criminoso citou movimentações bancárias recentes dela. O golpista afirma que alguém fez transações para uma conta e pede que, caso ela não as reconheça, faça um pagamento pelo aplicativo com o mesmo valor para a mesma conta (a do golpista), de forma que o banco reconheça a duplicação e cancele a operação.
O golpista tenta conquistar a confiança da vítima aos poucos. Centofanti descreve o golpista como “articulado” e com “um tom de voz calmo”, tão paciente a ponto de ficar mais de 20 minutos na linha. Ela só suspeitou de golpe quando ele pediu que ela fizesse um Pix para a conta mencionada.
Gerente do Itaú reconhece a ação criminosa, que se multiplica. Ela ligou para a gerente do banco e teve a confirmação da fraude. “Segundo ela, tá bombando [o golpe]. Um monte de gente caindo”, escreveu a vítima. Segundo ela, a gerente não soube dizer como o golpista teve acesso a dados sigilosos.
Clientes de outros bancos também dizem ter recebido ligações. Além do Itaú, usuários comentaram na publicação de Marcella Centofanti que o mesmo aconteceu com suas contas no Banco do Brasil, Inter e Santander. Os outros bancos ainda não comentaram a situação.
“ALERTA DE GOLPE. Quase caí num golpe de pix hoje. Um cara me ligou dizendo ser funcionário do Itaú. Disse que a minha conta havia sido invadida e, por medida de segurança, bloqueada. Articulado e com um tom de voz calmo, pediu pra confirmar as minhas últimas operações (cont).”
Psicóloga foi vítima do mesmo golpe e perdeu R$ 26 mil
A psicóloga Carla (nome fictício) perdeu R$ 26 mil no mesmo golpe. O criminoso a abordou de forma parecida. Ele afirmou por telefone que trabalhava na área de segurança do Itaú e falou de duas tentativas de golpe nos valores de R$ 16 mil e R$ 9.570. Ele enviou uma chave de Pix pelo WhatsApp para ela efetuar o pagamento e cancelar a operação irregular.
Segundo Carla, o fraudador agiu com tranquilidade durante toda a ligação. Ela conta que o golpista frisou que “jamais pediria a senha” dela e sugeriu que ocultasse o saldo bancário no menu do aplicativo, para preveni-la de fraudes.
“Era uma pessoa preparada, sabia meus dados bancários, e até quando [um verdadeiro funcionário] entraria em contato comigo. É alguém que conhece muito bem o funcionamento do banco”, afirma a vítima.
A vítima não tem expectativa de recuperar o dinheiro. Carla agora está com o saldo negativo porque usou o limite do cheque especial para fazer a transferência. Depois de entrar em contato com o banco, o gerente disse que o Itaú não fará o reembolso do valor perdido.
Quais cuidados devem ser tomados
Não basta proteger a senha do cartão. Para Marco Antonio Araújo Jr., advogado especialista em Direito do Consumidor na Era Digital, as precauções que os clientes de banco precisam ter já deixaram de ser as básicas, como não compartilhar o número da conta ou dados bancários.
“Esses crimes digitais estão mais complexos porque os golpistas têm acesso a informações sensíveis que permitem ao crime organizado criar uma dinâmica muito parecida com a real. Mas o alerta que fica é: a lógica de fazer uma nova operação para cancelar outra não existe.”
Os golpistas estão cada vez mais sofisticados. A advogada especialista em direito penal Juliana Bertholdi diz que os criminosos têm utilizado novas abordagens para conquistar a confiança das pessoas.
A principal dica é: desligue o telefone imediatamente e ligue na agência. “Não responda nada, procure os canais oficiais do banco.”
Como recuperar o dinheiro?
É possível retomar o dinheiro perdido em um golpe. Em novembro de 2021, entrou em vigor o MED (Mecanismo de Devolução Especial), um conjunto de regras e procedimentos elaborado pelo Banco Central para auxiliar vítimas de fraudes com o Pix.
A vítima tem até 80 dias a partir da data do golpe para abrir uma notificação. É necessário comunicar o banco da irregularidade e registrar um boletim de ocorrência. O caso é analisado pelo próprio Banco Central.
O que diz o Itaú
O Itaú declara que segurança é prioridade máxima. Em nota, o banco afirma que investe em tecnologias para fortalecer os seus sistemas, aplicativos e sigilo de informações, além de seguir as diretrizes dos órgãos reguladores.
Ligações de funcionários de verdade são diferentes. O banco reforça que não faz ligações pedindo transferências, documentos, senhas, dados cadastrais e financeiros.
“Caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário.”
O banco não comentou questionamentos sobre o novo golpe. O Itaú não esclareceu se já tomou conhecimento do novo golpe e quais medidas tem aplicado para proteger seus clientes.
Fonte: UOL
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