Novo governo pretende mudar diversos benefícios

14/12/2022

Novo governo pretende mudar as regras de vários benefícios em 2023. Saiba o que pode mudar a partir do ano que vem. (Autor Ana Luisa)

A equipe do novo governo Lula já prepara algumas mudanças para o ano que vem. A ideia é alterar a forma de cálculo dos benefícios.

A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, estabeleceu as regras atuais. Entretanto, o novo governo pretende voltar com as normas aplicadas antes da Reforma. Com isso, o valor dos benefícios sofreria alteração.

Mudanças do novo governo
Em 2023, o novo governo Lula pretende mudar diversos benefícios. Os dois primeiros são a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte.

Atualmente, o cálculo da aposentadoria por invalidez é feito da seguinte forma:

-É feita a média de todas as contribuições que o trabalhador já fez;
-Dessa média, 60% do valor é usada como base do benefício;
-Mais um extra de 2% da média para cada ano de contribuição acima dos 15 anos.

Ou seja, para calcular uma aposentadoria por invalidez de um trabalhador com 17 anos de contribuição é feita a conta de 60% + 2% + 2%.
Assim, o novo governo pretende alterar a percentagem da média. Assim, os cálculos passariam a ser feitos com 100% e não com 60%.

Pensão por Morte
Hoje, a pensão por morte é calculada tendo como base 50% do valor benefício + 10% para cada dependente até o máximo de 100%. Dessa forma, o novo governo pretende mudar o percentual de base.

A partir de 2023, a ideia do novo governo é aumentar o percentual para algo entre de 70% e 80%. Entretanto, as regras para os dependentes devem permanecer as mesmas.

Com isso, todos os benefícios de aposentadoria por invalidez e pensão por morte usarão esse novo cálculo. Mas não haverá correção para os valores pagos antes de 2023.

Fonte: Seu Crédito Digital

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Política de Privacidade

    Quem somos Olá somos o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, o endereço do nosso site é: https://www.bancariostb.com.br. A privacidade dos usuários em nosso site  é uma prioridade e responsabilidade do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região e nessa Política de Privacidade esclareceremos como serão tratadas suas informações. Ao acessar o site do […]

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja

    Campanha Salarial 2024

    Veja