O futuro chegou: conheça o novo jeito de sacar dinheiro em que conquista países

26/06/2023

À medida que a tecnologia avança, métodos e equipamentos que jamais imaginávamos que teriam um fim são substituídos automaticamente. Esse pode ser o caso, por exemplo, dos caixas eletrônicos. (Por Galtiery Rodrigues)

A era dos cartões físicos e do saque em dinheiro pode estar perto do fim. Isso, porque a NFC ou Comunicação por Campo de Proximidade, que nada mais é do que uma forma aprimorada de pagamento, está ganhando adeptos ao redor do mundo.

Por meio dessa técnica, sistemas sem fio e aplicativos móveis transformam o celular em uma espécie de cartão digital. Com isso, transações rápidas, como pagamentos diversos, são feitas via aproximação do aparelho.

Países que já aderiram à prática
Em vários locais do mundo, como Escócia, China, Coreia do Sul, Austrália e Noruega, esse método “sem dinheiro” já está em pleno uso, e segue avançando.

Na Escócia, por exemplo, 95% das compras de varejo já são feitas sem uso de dinheiro físico ou cartão magnético. O projeto é tornar a sociedade completamente sem dinheiro em papel até 2030.

Na América Latina, essa tendência já começa a dar os primeiros passos. Os pagamentos eletrônicos via aproximação estão conquistando terreno nas maiores economia da região, incluindo o Brasil.

A intenção do país é tornar esse modelo de pagamento digital algo universal. Tanto que alguns bancos, como o Bradesco, já demonstraram interesse e começaram a implementar a tecnologia.

Para corresponder a essa mudança, além do fim dos cartões físicos, os caixa eletrônicos também passarão por um processo de adequação. Tudo indica que a maneira como interagimos com essas máquinas será, sensivelmente, alterada em futuro próximo.

NFC
Para usufruir do método NFC, o seu celular precisa estar equipado com a tecnologia e ter uma carteira digital ou app de pagamentos vinculado ao seu cartão ou conta bancária.

Feita a devida configuração, basta seguir o seguinte passo a passo para começar a usar:

1 – Abra o app do banco ou do serviço ao qual você conectou previamente a sua conta;

2 – Certifique-se de que o NFC está ativado no celular;

3 – Aproxime o aparelho do símbolo “Contato” do caixa eletrônico, que se assemelha ao símbolo do Wi-Fi;

4 – O próprio caixa detectará automaticamente seu dispositivo em questão de segundos;

5 – Para finalizar, digite o PIN e escolha a transação desejada.

Uma observação importante é que cada banco tem um limite máximo de saque. Com o NFC, tudo tende a ficar mais rápido e prático. E aí, o que você acha?

Fonte: Capitalist

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Jornal Sindicato

    Jornal Sindicato

    O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.

    Veja
    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja
    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja