Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Comitê manteve juros a 13,75% ao ano e aguarda os efeitos da política de arrocho monetário até aqui
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central discutiu, em reunião na semana passada, a política fiscal e as suas consequências para a inflação, mas julgou que “a conjuntura incerta requer serenidade na avaliação desses riscos”.
É o que informa a ata dessa reunião, que manteve os juros básicos em 13,75% ao ano, divulgada nesta manhã. Também foram analisados fatores como hiato do produto e expectativas de inflação.
“A incerteza sobre a dinâmica fiscal futura e suas consequências sobre a dinâmica de inflação foram discutidas, e julgou-se que a conjuntura incerta requer serenidade na avaliação desses riscos”, diz o documento.
Segundo o Copom, as suas projeções de inflação “apresentaram um leve aumento no horizonte relevante em função tanto da elevação da projeção de inflação de preços livres em prazos mais curtos quanto de uma revisão da projeção de inflação de preços administrados em prazos mais longos”, .
O colegiado também expressa, na ata, uma preocupação com o aumento da média das projeções de inflação do mercado para 2024, apesar da estabilidade da mediana.
O colegiado registra que a inflação de serviços “apresentou alguma moderação, mas segue em níveis elevados” e demonstrou confiança de que o processo de desinflação desse grupo de preços vai ficar mais clara ao longo do tempo.
O Banco Central também diz, na ata, que hovue redução no grau de ociosidade da economia. “Com relação ao hiato do produto, o Comitê observou uma redução no grau de ociosidade no terceiro trimestre, em função de revisões de dados e divulgações de variáveis domésticas, mas avalia que o hiato deve abrir ao longo do horizonte relevante”, diz a ata.
Commodities
Os membros do Comitê discutiram, em reunião na semana passada, as chances de ocorrer novas quedas nos preços das commodities em reais.
Alguns dos membros do colegiado acham que pode cair mais, enquanto que outros adotaram uma postura mais cautelosa.
“Alguns membros notaram o movimento benigno de commodities em reais, ressaltando riscos de queda adicional à frente”, diz a ata, que detalha a decisão de manter os juros estáveis em 13,75% ao ano em reunião na semana passada. “Outros membros enfatizaram o caráter volátil desses preços em ambiente de estoques pressionados.”
Mas houve convergência na avaliação de que “a inflação corrente não surpreendeu de forma relevante em relação à expectativa ou alterou substancialmente o entendimento a respeito da dinâmica futura de inflação”.
Todos também estão fechados no diagnóstico de que a desinflação de serviços e dos núcleos de inflação, que uma inércia maior, “demandarão maior atenção e perseverança na condução da política monetária”.
Fonte: Valor Investe
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos bancários oferece uma série de serviços para os associados. Os interessados devem procurar a secretaria e realizar seu cadastro para dispor dos convênios firmados com diversos estabelecimentos e obter descontos.
O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.