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Segundo o ranking, a principal reclamação foram irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito
O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (23) o ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento (IPs) com maior índice de reclamações procedentes no terceiro semestre de 2025. Na liderança estão o Banco Inter, C6 e Bradesco.
O ranking é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do BC, no site, por telefone e correspondência e considera as quinze instituições com maior número de clientes.
O Banco Inter, em primeiro lugar na lista, teve 3.862 reclamações procedentes, gerando um índice de 96,37. Na sequência, com 1.726 reclamações, o Banco C6, com índice de 53,03. Amargando o terceiro lugar do pódio, o Bradesco, com 5.718 reclamações e índice de 51,74. O índice representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de clientes da instituição ou conglomerado.
Veja o ranking:
Em nota, o Banco Inter disse que o ranking do BC é um “instrumento importante para aprimoramento do sistema financeiro” e que acompanha “atentamente” todas as manifestações registradas. O banco ainda apontou que oferecer a melhor experiência para os clientes é “prioridade” e que segue focado em aumentar a satisfação e qualidade do relacionamento. O banco ressaltou também que possui um “plano ativo de evolução do posicionamento no ranking, com avanços já projetados e melhorias esperadas ainda para 2025”.
“Como reflexo desse compromisso, alcançamos 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), um dos índices mais altos do setor bancário, o que posiciona o Inter na zona de excelência em satisfação”, diz a nota do banco
Já o C6 Bank disse que tem como “prioridade garantir a melhor experiência aos seus clientes e reduzir continuamente o número de reclamações” e que “acompanha as manifestações registradas e trabalha para promover melhorias em seus produtos, serviços e canais de atendimento, sempre com o compromisso de prestar um suporte ágil e eficiente”.
Em nota, o Bradesco informou que tem uma “posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses” e que, para garantir a qualidade do atendimento a todos, a ouvidoria do banco analisa todas as manifestações, com um “trabalho intenso e focado na melhoria contínua de nossos produtos e serviços”. A instituição detalhou que “reduzir os índices de reclamação é um objetivo permanente do Banco, bem como oferecer um atendimento de qualidade a todos os clientes”.
Já a InfinitePay, plataforma de serviços financeiros da CloudWalk, que aparece pela primeira vez no ranking, disse considerar um “feito” estar entre as quinze maiores instituições financeiras do país e que avalia o índice (o menor do levantamento) como uma “marca notável em um mercado conhecido pela complexidade de seus serviços e pela dimensão de suas operações”. A instituição comentou também que “em um cenário em que ‘crescer rápido’ costuma significar ‘aumentar o volume de problemas'”, conseguiu dobrar sua base de clientes este ano e continuou aprimorando o atendimento.
O Valor Investe aguarda o posicionamento das demais instituições.
Principais reclamações
Segundo o ranking, a principal reclamação foram irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, o mesmo motivo apontado no segundo trimestre.
Na sequência, o segundo motivo relatado ao BC foi a restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais.
Veja as 20 principais reclamações:

Fonte: Valor Investe
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