Restituição do Imposto de Renda: pagamento do 4º lote é neste mês

21/08/2024

A Receita Federal deve liberar nesta sexta-feira (23), a consulta do 4º lote da Restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento, será feito próxima semana, dia 30 de agosto, e os seguintes grupos estão elegíveis:

– Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
– Idosos com idade entre 60 e 79 anos;
– contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
– Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
– Contribuintes do Rio Grande do Sul;
– Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix.

Segundo a Receita, a ordem de pagamento da restituição segue o critério de envio do documento, conforme os grupos de prioridades. Ou seja, quem entrega primeiro, será o primeiro a receber.

É válido ressaltar a importância em acompanhar os pagamentos dos lotes, para ter ciência da sua situação junto ao Fisco — sendo esta, uma forma de encontrar e ajustar possíveis dados incorretos no imposto de renda declarado.

Como fazer a consulta?
O contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Será necessário informar o CPF e a data de nascimento. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

Outra possibilidade é realizar a consulta pelo aplicativo (disponível para tablets e smartphones), onde além de consultar a liberação das restituições, também é possível consultar a situação do CPF.

O que fazer se não conseguir sacar a restituição?
Primeiramente, deve-se dar atenção a mensagem que aparece quando for fazer a consulta. Um dos principais fatores que dificultam o processo de receber e sacar o valor da restituição do Imposto de Renda, é o caso de o contribuinte não ter incluído uma conta para crédito durante a declaração, ou inconsistência nos dados, por exemplo.

Se for o seu caso, a restituição deve apresentar o status de “Disponível para reagendamento”. Será necessário recorrer à Central de Atendimento do Banco do Brasil, para retificar a sua declaração, informando novos dados bancários.

Outra possibilidade, é utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.

Mas, se a sua restituição já foi liberada, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por um ano para resgate. Para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.

Também é possível entrar em contato por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais cidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva). Nessa opção, o crédito será realizado no dia útil seguinte ao agendamento.

Outro fator é não ter sacado o valor no prazo definido de um ano. Se esse for o seu caso, será necessário acessar o Portal e-CAC e clicar em “Restituição e Compensação”. Após isso, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Calendário da restituição do Imposto de Renda
O próximo (e último) lote da Restituição do Imposto de Renda 2024 será liberado no dia 30 de setembro, e a consulta estará disponível uma semana antes da liberação do pagamento.

Confira as próximas datas:

– 1º lote: 31 de maio – já pago;
– 2º lote: 28 de junho – já pago;
– 3º lote: 31 de julho – já pago;
– 4º lote: 30 de agosto;
– 5º (e último) lote: 30 de setembro;

– 1º lote Residual: 31 de outubro;
– 2º lote Residual: 29 de novembro;
– 3º lote Residual: 31 de dezembro;
– 4º lote Residual: 31 de janeiro;
– 5º lote Residual: 28 de fevereiro.

Fonte: MoneyTimes

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja

    Política de Privacidade

    Quem somos Olá somos o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, o endereço do nosso site é: https://www.bancariostb.com.br. A privacidade dos usuários em nosso site  é uma prioridade e responsabilidade do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região e nessa Política de Privacidade esclareceremos como serão tratadas suas informações. Ao acessar o site do […]

    Veja