Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, recebeu, nesta segunda-feira (18/12), na sede da Corte, em Brasília, propostas de softwares de inteligência artificial capazes de fazer resumos de processos.
Cerca de 25 projetos foram dispostos em uma exibição montada no Museu Sepúlveda Pertence. A ideia é que os programas consigam organizar fatos relevantes do processo, informações das decisões de primeira e segunda instâncias e as razões do recurso.
“O documento tem muita informação que, às vezes, não é decisiva para o pronunciamento final”, afirmou Barroso.
É uma simplificação imensa você ter uma primeira visualização do processo sem ter que ler 20 volumes. Portanto, há uma expectativa de que isso possa, de maneira muito significativa, ajudar na atuação, sobretudo nos tribunais, e, com isso, abreviar o tempo de duração do processo”.
De acordo com o ministro, tudo deverá ser feito sob a supervisão de um juiz, do relator do processo. “Esse é um primeiro passo para uma utilização bem racional da inteligência artificial pelo Supremo”, concluiu o Barroso.
As áreas técnicas do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estiveram presentes na exibição e produzirão um relatório sobre as diferentes propostas.
A etapa seguinte é pensar no modelo de contratação.
Fonte: Jota
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
No intuito de facilitar o acesso aos Acordos Coletivos/Convenções Coletivas o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região os disponibilizam por meio digital.
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do planejamento das atividades financeiras da entidade para conhecimento de todos.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.