Veja horário de funcionamento dos bancos na Semana Santa

04/04/2023

Os bancos de todo o país ficarão fechados em duas sextas-feiras no mês de abril. A primeira em que não haverá atendimento bancário é nesta Sexta-feira Santa (7), em virtude das festividades da Semana Santa.

O expediente também será interrompido na sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, segundo informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Os clientes poderão ser atendidos a distância, por meio de banco online —sites e aplicativos—, por telefone ou nos caixas eletrônicos, que seguem disponíveis em toda a rede bancária.

O funcionamento remoto ocorrerá normalmente durante todo o feriado, segundo a Febraban. “Os canais digitais de atendimento estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, diz Walter Tadeu Faria, diretor-adjunto de serviços da federação.

O consumidor, no entanto, precisa ficar atendo ao pagamento das contas. Em geral, os boletos têm a data de vencimento prorrogada, mas o ideal é confirmar o dia do exato de quitação.

Contas de consumo, como água, luz, energia elétrica e telefone, entre outras, que vencerem no dia do feriado, poderão ser pagas no próximo dia útil, sem que haja nenhum acréscimo de juros e multas. A mesma regra vale para os carnês de pagamento.

Segundo a Febraban, normalmente esses pagamentos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas a sugestão é fazer a conferência da data da quitação do tributo. Se não houve a mudança por parte da instituição, a dica é antecipar a quitação, se possível, para não pagar encargos.

Títulos que têm código de barras podem ter o pagamento agendado por meio de caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

ENTENDA O PAGAMENTO DE CONTAS NO FERIADO
-Os clientes devem quitar suas contas bancárias de acordo com as datas contratuais ou regras legais
-Por lei, em feriados, contas de consumo têm a data prorrogada para o próximo dia útil, sem cobrança de encargos
-Já alguns tributos têm a data adiantada, como é o caso da contribuição ao INSS para algumas categorias de segurados
-É preciso ficar atento ao dia do vencimento de cada conta ou imposto
-Quando não há funcionamento bancário, a rede bancária deve oferecer canais para pagamentos alternativos, como pela internet
-O Procon-SP recomenda que o cliente entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa ou do banco para obter informações sobre o pagamento das contas, se tiver alguma dúvida

COMO ACESSAR A CONTA BANCÁRIA FORA DA AGÊNCIA
O cliente pode acessar sua conta-corrente ou poupança por meio de aplicativos de celular do seu banco e pelo internet banking , com segurança, para realizar diversos serviços, entre ele:

-Pagamento de contas
-Consulta de saldos e extratos
-Transferências financeiras
-Agendamento de pagamentos
-Pix: criação de chaves, pagamentos de contas, compras e extrato
-Contratação de serviços e empréstimos, entre outros
-Informe de rendimentos do Imposto de Renda 2023
-Cartões: solicitação e consulta de fatura do cartão de crédito
-Limite de crédito
-Crédito imobiliário
-Comprovantes de transações bancárias

AGÊNCIAS ABERTAS
Para saber qual agência estará funcionando, entre em contato com a central de atendimento do seu banco.

Confira o telefone de alguns bancos
Banco do Brasil: 0800-7290722
Santander: 0800-7627777
Caixa Econômica Federal: 0800-7260101
Banco Bradesco: 0800-7048383
Itaú Unibanco: 0800-7280728
Banco Safra: 0800-7725755

Fonte: Folha de S. Paulo

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Balanços

    Para conhecimento de todos, o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do levantamento contábil trimestral e anual da entidade.

    Veja

    Campanha Salarial 2024

    Veja
    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja