Justiça mantém demissão de bancário da Caixa por assediar menor aprendiz

13/03/2024

O TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) manteve a condenação de um bancário da Caixa Econômica Federal demitido por justa causa por assédio sexual contra uma menor aprendiz em São Paulo.

O que aconteceu
Comportamento inapropriado. O bancário, que trabalhava no banco desde 2012, agia de forma insinuante contra a jovem por meio de “olhares, conversas, comentários sobre as unhas da menor com menção à exibição de seus pés e questionamento sobre fotos”, segundo o processo.

Vítima sentia medo. A jovem afirmou que, certo dia, o profissional teria perguntado sobre as unhas e os pés dela. Incomodada, ela colocou a comida para esquentar, desceu para contar o ocorrido para a supervisora e disse que não queria ficar sozinha com o colega na copa.

Depoimentos reforçaram denúncia. Testemunhas confirmaram a versão da menor aprendiz e apontam que o bancário já havia sido advertido, após um processo administrativo, por conduta inapropriada de cunho erótico voltada aos pés de uma cliente do banco. Outras mulheres, como funcionárias terceirizadas e outras clientes, reclamaram sobre as abordagens de conotação sexual do bancário, que manteve o assédio, apesar de advertido verbalmente por colegas e gestores.

Magistrado aponta fetiche de bancário. O juiz Vitor Pellegrini Vivan apontou que “o autor foi reincidente em sua investida com conotação sexual” contra a menor aprendiz, “advinda de um fetiche sexual sendo identificado como um podólatra, que tem interesse sexual provocado pelos pés”.

Quebra de confiança na relação de trabalho. O magistrado disse que o comportamento do bancário provoca “ruptura imediata da confiabilidade da empresa para com o empregado”, “de modo a não ser mais possível a continuidade da relação mantida entre as partes, havendo proporcionalidade entre a falta praticada e a punição aplicada”.

O UOL procurou a Caixa Econômica para posicionamento sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestação;

Fonte: UOL

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Filie-se

    Filie-se

    O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.

    Veja

    Serviços

    A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.

    Veja
    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja