Em mesa temática, CONTEC e FENABAN dialogam sobre Igualdade da Mulher Bancária

28/03/2025

Dentre os temas debatidos, o avanço na inserção das mulheres no sistema financeiro e na ciência

CONTEC participou, nesta terça-feira (26/3), da segunda mesa temática com a FENABAN, em São Paulo. Para celebrar o mês das mulheres, os dirigentes debateram a “Negociação Nacional sobre Igualdade da Mulher Bancária”.

Dentre os temas debatidos, o avanço na inserção das mulheres no sistema financeiro e na ciência, áreas historicamente dominadas por homens, tiveram destaque. As mulheres ocupam apenas 20% dos cargos em tecnologia nos bancos.

CONTEC, FEBRABAN e CONTRAF foram elogiadas pela iniciativa em oferecer 3.100 bolsas de estudo gratuitas para capacitar mulheres no setor de tecnologia.

Direitos das Mulheres
Os direitos das mulheres, o combate à violência e a importância dos canais de denúncia também permearam o debate.

“Nosso papel é garantir que as mulheres sejam ouvidas, acolhidas e respeitadas em suas decisões. A sociedade civil, as autoridades e as instituições devem trabalhar de mãos dadas para criar uma rede de proteção e de apoio que permita que a mulher se sinta segura e amparada em qualquer lugar”, enfatizou Lourenço Prado.

Definição de cronograma
Na reunião, também foi definido o Calendário Anual de Reuniões, que será fundamental para garantir a organização e o bom andamento das nossas atividades.

Confira abaixo o cronograma das mesas temáticas de 2025

Abr 29/04 – Negociação Nacional Saúde dos Bancários

Mai 29/05 – Negociação Nacional sobre Novas Tecnologias, como IA, e a Atividade Bancária

Jun 30/06 – Negociação Nacional Bancária sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento

Ago 25/08 – Negociação Nacional de Segurança Bancária

Set 25/09 – Negociação Nacional de Autorregulação Sindical do Setor Bancário

Out 23/10 – Negociação Nacional da Evolução da Atividade Econômica Financeira

Nov 17/11 – Negociação Nacional sobre Assédio Moral, Sexual e outras formas de Violência do Trabalho Bancário

Representando a CONTEC, a Comissão de Negociação foi composta por:

– Lourenço Ferreira do Prado – presidente CONTEC
– Davi Zaia – Secretário Geral da Contec e Presidente da FEEB SP/MS
– Gabriela Barbosa Medeiros – diretora Seeb GO
– Veridiany de Vicente Pinotti – secretária de Relações Sociais e Sindicais SEEB Maringá
– Gladir Basso – presidente FEEB PR
– Israel Lobo Coelho – Secretário Geral SEEB Maringá
– José Augusto Ribeiro – Presidente SEEB Araçatuba
– Carlos Roberto Lopes Bueno – Presidente SEEB Tupã
– Eliana Cláudia de Carlos – Seeb Maringá

A Comissão de Negociação da FENABAN foi composta por:

– Adauto Duarte
– Eduara Cavalheiro
– Fabrizio Bordalo Calixto
– Eduardo de Assis Silva Junior
– Fernanda Manduca
– Marcelo Couto
– Andrea Ribeiro Teixeira
– Karen Krsna Peres Barbosa
– Marina Madeira De Faria

Fonte: CONTEC

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Eventos

    O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

    Veja
    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja