BB e entidades representativas dos funcionários avançam no debate para soluções sustentáveis para a CASSI

15/05/2025

A terceira mesa de negociação entre o Banco do Brasil, as entidades representativas dos funcionários e aposentados e a diretoria da CASSI foi realizada nesta terça-feira, 13. A CONTEC foi representada por Gilberto Vieira, Coordenador da Comissão de Negociação CONTEC/BB, Ivanilson Batista Luz, SEEB GO e Aparecida da Silva, Feeb SP/MS.

O encontro se manteve como um espaço de escuta ativa e aprofundamento técnico dos temas em discussão, reafirmando o compromisso das partes com o diálogo aberto, responsável e transparente. Durante a reunião, a CASSI apresentou uma análise atualizada de sua situação financeira, destacando as ações que têm contribuído para a sustentabilidade do Plano.

Um dos destaques da mesa foi a apresentação das medidas de combate a fraudes implementadas pela CASSI. Com o uso de inteligência artificial, a CASSI tem identificado irregularidades com mais agilidade. As entidades reconheceram o esforço, destacando a importância de fortalecer uma cultura de responsabilidade coletiva no uso dos serviços.

A Atenção Primária à Saúde (APS) segue como pilar do modelo assistencial da CASSI. Houve destaque para os avanços da CliniCASSI, da Telessaúde e da gestão de risco populacional baseada em dados preditivos, que têm contribuído para reduzir internações e custos com pronto-socorro. Foi apresentado ainda um projeto estruturante para construção de um centro médico em Brasília, com participação societária da CASSI e foco em diagnóstico, atenção secundária e terapias especializadas.

A recomposição e expansão da rede credenciada foi outro ponto central da reunião. A CASSI anunciou mudanças nos critérios de credenciamento, buscando ampliar o atendimento em regiões onde há maior dificuldade de acesso, especialmente no interior. Também foi informado que está em curso uma reestruturação das unidades estaduais para oferecer mais autonomia, capilaridade e capacidade de resposta local.

A operadora também compartilhou avanços em parcerias com outras entidades de autogestão, como a Caixa, para compartilhamento de rede em cidades menores – uma estratégia que visa ampliar o acesso ao atendimento sem comprometer a sustentabilidade financeira.

Todos os dados apresentados nas mesas estão sendo validados por corpo técnico da CASSI, com total transparência, garantindo credibilidade nas análises e segurança para tomada de decisões futuras.

A CASSI nasceu como uma iniciativa pioneira de autogestão, baseada no princípio da solidariedade e no compromisso compartilhado entre funcionários e patrocinador. Ao longo dos anos, o modelo evoluiu para garantir a sustentabilidade do Plano, ampliando a governança com a participação de representantes dos associados e do Banco do Brasil, sempre com o foco na saúde e no bem-estar dos beneficiários. Esse equilíbrio entre as contribuições dos associados, o apoio do patrocinador e a atuação das entidades representativas é o que possibilita a manutenção de uma assistência de qualidade em um cenário de custos crescentes na saúde.

O modelo atual assegura que as decisões estratégicas sejam tomadas com responsabilidade técnica, transparência e foco no coletivo, resguardando a sustentabilidade e evitando riscos que a autogestão isolada poderia enfrentar diante de desafios complexos, como o envelhecimento da população, a inflação médica e a ampliação das demandas assistenciais. A participação ativa dos associados nas decisões segue garantida por meio dos conselhos de usuários, assembleias e processos de votação, reafirmando que a CASSI continua sendo um patrimônio de todos.

Nesse contexto, as discussões sobre o fortalecimento do Plano têm como premissa manter o equilíbrio necessário entre a qualidade do atendimento, a segurança financeira e a corresponsabilidade entre todas as partes, elementos fundamentais para que a CASSI permaneça sólida, inclusiva e capaz de atender às necessidades atuais e futuras de seus beneficiários.

Acompanhar as negociações e se informar por fontes oficiais é fundamental. A CASSI mantém um compromisso com a transparência e atualizações constantes. Para isso, é importante que os funcionários acompanhem a página da Cassi na intranet e nas redes sociais. Além das notícias publicadas na AGN, os canais da Cassi trazem informações relevantes sobre prevenção, cobertura, serviços e atualizações da mesa de negociação.

Participaram da mesa funcionários do BB – Dipes e UPE, além de representantes da CASSI e outras entidades, como AAFBB, ANABB, FAABB, CONTEC e Contraf.

Fonte: Diretoria Gestão da Cultura e de Pessoas
Ética e Relações de Trabalho
Negociação Coletiva e Relacionamento com Sindicatos
BANCO DO BRASIL

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Jornal Sindicato

    Jornal Sindicato

    O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.

    Veja

    Política de Privacidade

    Quem somos Olá somos o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, o endereço do nosso site é: https://www.bancariostb.com.br. A privacidade dos usuários em nosso site  é uma prioridade e responsabilidade do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região e nessa Política de Privacidade esclareceremos como serão tratadas suas informações. Ao acessar o site do […]

    Veja
    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja