Bradesco diz que é eficiente digitalizar e fechar agências físicas

09/01/2026

Em matéria, banco diz que é mais eficiente com digitalização (leia-se consequentes demissões) e fechamento de agências físicas. O que dificulta o acesso de usuários e clientes ao atendimento presencial, um direito estabelecido pelo Banco Central, já que o banco é uma concessão pública. (Por Gustavo Mesquita) 

Segundo matéria do site infomoney, 07/01/26, o Bradesco, comandado pelo CEO Fernando Noronha, vai dar continuidade ao que o Mercado Financeiro denomina de “eficiência operacional”, ou seja, fechar agências físicas e transformar em pontos de atendimento digital.

Em nome do lucro incessante, o Bradesco naturaliza em entrevista a demissão, consequência da digitalização, o que acarreta, também por consequência, exploração de trabalhadores com sobrecarga de funções, adoecimento de bancários com metas, desrespeito aos clientes com mau atendimento (principalmente dos idosos) dificultando o acesso em agências físicas (ao diminui-las); o que fere um dever como concessão pública do governo federal.

Mesmo assim, na entrevista, o gestor destaca que o Bradesco tem investido fortemente em ganhos de eficiência!!!

Conforme a normativa do Banco Central, o usuário ou cliente têm o direito a: Acessibilidade – Pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo têm acesso prioritário às agências bancárias.

Com as medidas adotadas pelo Bradesco, os usuários estão tendo que se deslocar muito mais ou até viajar a outra cidade para ter atendimento físico, com filas intermináveis!

Demissão de mais de 25 mil
Em 5 anos o banco demitiu mais de 25 mil bancários e bancárias e fechou mais de 2.000 agências. Em 2025, foram mais de 35 pais e mães dispensados na Baixada Santista.

Enquanto isso, o Bradesco tem lucro projetado para 2025 de R$ 24,6 bilhões.

Fonte: SEEB Santos

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Jornal Sindicato

    Jornal Sindicato

    O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.

    Veja

    Contato

    Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.

    Veja

    Serviços

    A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.

    Veja