Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
O Bradesco lançou uma funcionalidade em seu aplicativo para alertar clientes sobre ligações suspeitas, medida que surge em resposta ao aumento de golpes que simulam centrais de atendimento. A ferramenta permite ao usuário interromper chamadas identificadas como potencialmente fraudulentas, reduzindo riscos de vazamento de dados.
A iniciativa reflete um esforço conjunto entre tecnologia e conscientização para combater crimes financeiros, que já afetam países como Estados Unidos e Reino Unido.
Golpistas frequentemente se passam por funcionários do banco, usando técnicas como a clonagem de números oficiais. O Bradesco destaca que nunca solicita senhas ou dados pessoais por telefone. Chamadas com pedidos urgentes de informações confidenciais, principalmente em períodos como Black Friday ou Dia das Mães devem ser tratadas com cautela. A instituição reforça que a verificação cruzada por canais oficiais é essencial para confirmar a autenticidade.
Funcionalidades de segurança no aplicativo
Durante uma ligação, o app exibe alertas em tempo real se detectar indícios de fraude. O cliente pode optar por encerrar a comunicação imediatamente ou prosseguir após avaliação. A tecnologia complementa campanhas educativas do banco, que incluem orientações sobre não clicar em links suspeitos ou compartilhar códigos de segurança.
Práticas para proteger dados financeiros
Utilizar dispositivos confiáveis para acessar contas bancárias e evitar transferências solicitadas por terceiros estão entre as recomendações prioritárias. Em caso de dúvida, o cliente deve desligar a chamada e contatar o banco por meio de números oficiais, disponíveis no site ou app. A autenticação em duas etapas, disponível em serviços como WhatsApp e internet banking, é outro recurso destacado para aumentar a segurança.
Se um golpe for identificado, a orientação é registrar boletim de ocorrência e notificar o Bradesco imediatamente para bloquear transações suspeitas. Dados do banco mostram que menos de 0,1% das exclusões de benefícios sociais em Pernambuco, após auditoria, foram contestadas – padrão que reforça a eficácia de verificações rigorosas.
Fonte: Correio do Estado
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.
O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.