Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Golpe da selfie já afetou milhares de brasileiros em 2025. Veja como funciona e proteja seus dados bancários agora.
Nos últimos tempos, um novo tipo de fraude bancária tem chamado a atenção no Brasil: o golpe da selfie. Este esquema criminoso utiliza fotos pessoais, especialmente selfies, para acessar contas bancárias e realizar transações fraudulentas. A crescente preocupação com essa prática tem mobilizado tanto consumidores quanto instituições financeiras, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que já emitiu alertas sobre o aumento desse tipo de ataque.
O golpe da selfie destaca uma vulnerabilidade nos sistemas de segurança bancária que utilizam a biometria facial como método de autenticação. Embora a biometria seja considerada segura, ela pode ser explorada por criminosos que manipulam as vítimas de forma convincente. Este artigo explora como esse golpe funciona, os riscos envolvidos e as medidas que podem ser tomadas para se proteger.
O golpe da selfie começa com os criminosos abordando a vítima, geralmente por meio de mensagens ou ligações, se passando por representantes de instituições financeiras ou oferecendo benefícios atrativos. A vítima é então solicitada a enviar uma selfie, sob o pretexto de validar um pagamento ou benefício. Com a selfie em mãos, os golpistas utilizam técnicas para burlar a autenticação das contas bancárias, muitas vezes acessando o celular da vítima de maneira camuflada.
Fonte: O antagonista
Voltar
E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
Para conhecimento de todos, o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do levantamento contábil trimestral e anual da entidade.
O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.
Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.