Bancos reduzem estrutura em SC e tem mais de mil demissões na base da federação

26/08/2025

Nos últimos quatro anos, a base da Federação dos Bancários de Santa Catarina sofreu mais de 1.000 demissões e o fechamento de 117 agências, refletindo um processo nacional de reestruturação bancária que tem impactado profundamente trabalhadores e comunidades.

Em nível nacional, os números são ainda mais alarmantes: cerca de 70 mil empregos foram eliminados e mais de 5.700 agências foram fechadas entre 2014 e 2023, segundo dados do Dieese. Somente em 2024, os cinco maiores bancos do país encerraram 1.774 pontos de atendimento, com o Bradesco liderando esse movimento.

A Federação denuncia esse cenário como parte de um projeto que prioriza o lucro em detrimento da função social dos bancos públicos e privados.

“Reforçamos nosso compromisso com a defesa do emprego, da presença física das agências e da dignidade dos bancários, e seguiremos mobilizados para enfrentar esse processo de desemprego na categoria bancária e desassistência a população”. Ressaltou Armando Machado Filho, presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina.

Fonte: FEEB SC

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja
    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja

    Contato

    Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.

    Veja