Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade para até 20 dias

05/11/2025

Benefício, hoje de 5 dias, será ampliado em etapas a partir de 2027; projeto ainda precisa passar pelo Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) um projeto de lei que amplia de forma gradual a licença-paternidade no Brasil, passando dos atuais cinco dias para 20 dias ao longo de três anos.

A proposta prevê que, no primeiro ano de vigência da lei, o benefício seja de 10 dias; no segundo, de 15 dias; e, a partir do quarto ano, alcance os 20 dias.

O texto ainda precisa ser analisado pelo Senado Federal e, caso aprovado, seguirá para sanção presidencial.

A previsão é que a lei entre em vigor em 1º de janeiro de 2027.

O projeto, relatado pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE), inicialmente previa a ampliação para 30 dias, mas a falta de consenso entre os parlamentares levou à redução da meta.

A versão final recebeu apoio tanto de governistas quanto de oposicionistas, sendo classificada como uma medida “suprapartidária”.

Segundo estimativas do relator, o impacto financeiro da mudança será de aproximadamente R$ 5 bilhões por ano.

Atualmente, empresas que participam do Programa Empresa Cidadã já oferecem 20 dias de licença-paternidade a seus funcionários. A nova lei, no entanto, estenderá o benefício a todos os trabalhadores, independentemente da adesão ao programa.

O texto também prevê que a licença possa ser fracionada em dois períodos, desde que a primeira parte corresponda a pelo menos metade do total.

O restante poderá ser usufruído em até seis meses após o nascimento ou adoção da criança, exceto em casos de falecimento da mãe.

Outra medida incluída no projeto é a proteção contra demissão sem justa causa por até um mês após o término da licença-paternidade.

Durante o período de afastamento, os trabalhadores terão direito ao salário integral, respeitando o teto estabelecido pela Previdência Social.

A regra também se aplica à licença-maternidade, garantindo maior segurança financeira às famílias no período inicial de cuidado com o bebê.

Fonte: Infomoney

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Serviços

    A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.

    Veja

    Eventos

    O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

    Veja
    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja