Campanha Salarial 2024: Encontro virtual reúne mais de 300 banrisulenses

15/08/2024

No auge das negociações com o Banrisul, centenas de bancários e bancárias reuniram-se, na noite desta terça-feira (13/08), para discutir o andamento da campanha salarial.

Logo no início da plenária, a coordenação da Comissão de Empregados do Banrisul (COE) – antigo Comando Nacional dos Banrisulenses – informou os principais pontos que estão sendo tratados com a direção do Banco e colocou a categoria a par do andamento das negociações.

Na avaliação dos coordenadores da COE, houve avanço em pontos importantes como:

1. Concessão automática do auxílio emergencial, sem necessidade de requerimento formal por parte do bancário ou bancária afastado por doença;
2. Discutir o pagamento do vale transporte em dinheiro mediante solicitação do(a) empregado(a);
3. Política de concessão de crédito que leva em conta aspectos sócio-ambientais (Antes de aprovar um empréstimo, o Banco consulta listas de embargos dos órgãos que regulam o meio ambiente. O mesmo é aplicado em relação às empresas que tenham histórico de trabalho escravo. O critério vale também para contratação de fornecedores em licitações);
4. Apresentação de uma contraproposta para o auxílio transferência;
5. Abertura de uma mesa de negociação paralela para debater PPR (proposta do Banco) e outra para debater Metas (proposta da COE).

A COE (antigo Comando Nacional dos Banrisulenses) reforçou em mesa outros três pontos, sobre os quais os negociadores ficaram de trazer resposta na próxima reunião. São eles:

1. Concessão de uma cesta adicional para todos os(as) banrisulenses, em virtude da calamidade;
2. Melhora na remuneração dos Operadores de Negócios (ONs), que tiveram uma perda salarial significativa com o fim das RVs;
3. Aumento do percentual da PLR de 1,8% para 4%.

Apresentação Dieese
Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que de 2003 a 2023, os bancos em geral tiveram um lucro líquido de 169% acima da inflação. Ou seja, mesmo com as situações adversas vividas nos últimos anos, os bancos nunca deixaram de lucrar.

Boa parte desse lucro vem do endividamento da sociedade. Entre bancários, pesquisa indica que 71% se encontram atualmente endividados, seja com cartão de crédito, empréstimos ou hipotecas.

Ao passar informações sobre as negociações nacionais, a coordenação da COE Banrisul informou que até agora a Fenaban não apresentou nenhuma proposta que se traduza, definitivamente, em mais dinheiro no bolso dos bancários e bancárias.

E como o Banrisul costuma utilizar as negociações nacionais como termômetro para definir até onde deve avançar no que se refere às cláusulas econômicas, os representantes dos trabalhadores estão prevendo que o Banco deve continuar protelando esse debate.

Por isso, a COE convoca a todas e todos os banrisulenses para um Dia de Luta, nesta quinta-feira (15/08), quando acontece mais uma mesa de negociação com o Banrisul. A ideia é vestir preto, mobilizar as agências e as redes. Pressionar o Banco para que o ACT seja renovado com a inclusão das reivindicações dos trabalhadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetrafi-RS

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Filie-se

    Filie-se

    O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja
    Jornal Sindicato

    Jornal Sindicato

    O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.

    Veja