CONTEC e FENABAN iniciam negociação sobre riscos do papel térmico utilizado em agências bancárias

09/10/2025

A Comissão Executiva Bancária de Negociação Nacional (CEBNN/CONTEC) se reuniu com a FENABAN, nesta quarta-feira (8/10), na sede da CONTEC, em Brasília, para discutir um tema inédito e de grande relevância para a saúde dos bancários: o uso do papel térmico nos equipamentos bancários, que contém a substância Bisfenol A (BPA) — elemento químico associado a potenciais riscos à saúde de quem o manipula com frequência.

A preocupação surgiu a partir de diversas demandas encaminhadas por sindicatos, que vêm registrando ações judiciais pleiteando o reconhecimento de insalubridade no manuseio desses papéis. Diante disso, a CONTEC propôs à FENABAN a abertura de um diálogo técnico e preventivo para investigar os riscos reais da exposição dos bancários à substância e buscar soluções coletivas para o problema.

“Nosso foco é a saúde do bancário. Levantamos essa discussão com base nas preocupações que chegaram à CONTEC e, a partir de pesquisas, identificamos que o Bisfenol está presente em diversos produtos do cotidiano — especialmente no papel térmico. Precisamos entender os impactos da exposição constante dos caixas e demais empregados que lidam diretamente com esse material”, destacou David Zaia, secretário-geral da CONTEC.

Atualmente, não há norma brasileira que proíba o uso do Bisfenol A (BPA) ou do Bisfenol S (BPS) em papéis térmicos. A Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15), que trata das atividades e operações insalubres, não faz qualquer referência ao Bisfenol A ou ao BPS entre os agentes químicos passíveis de caracterização de insalubridade, nem estabelece limites de tolerância específicos para essas substâncias. Contudo, estudos científicos internacionais apontam possíveis efeitos nocivos à saúde — especialmente de natureza endócrina.

Durante o encontro, foi reconhecido que todos os grandes bancos utilizam o mesmo tipo de papel térmico, reforçando a necessidade de uma abordagem unificada e responsável por parte das instituições financeiras.

Os representantes da CONTEC defenderam o aprofundamento dos estudos técnicos e científicos sobre o tema, bem como o envolvimento de órgãos públicos especializados, como o Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Fundacentro e a própria Anvisa, para subsidiar medidas futuras de prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores.

“Ainda não existem estudos conclusivos nem normas nacionais que caracterizem essa atividade como insalubre, mas é nosso papel investigar, dialogar e cobrar providências. Vamos continuar acompanhando o tema com seriedade e responsabilidade”, reforçou o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.

As partes concordaram em dar continuidade às tratativas e aprofundar o debate com base em dados técnicos e científicos. Até que haja conclusões definitivas, as ações judiciais em andamento relacionadas à exposição ao papel térmico devem permanecer suspensas, evitando decisões isoladas que possam gerar insegurança jurídica.
 

PARTICIPANTES CONTEC
Lourenço Ferreira do Prado Presidente CONTEC
Maria Leiza Torres Diretora de Finanças CONTEC
Isaú Chacon 1º Vice-presidente CONTEC
Cláudio Gomes SBA / FEEB GOTO
Gabriela Barbosa SEEB GO
Luiz Gustavo Walfrido Presidente FEEB AL/PE/RN
Ruy Ramos Presidente SINTEC TO
David Zaia Presidente FEEB SP/MS
Gladir Antonio Basso Presidente FEEB PR
José Augusto Ribeiro Presidente SEEB Araçatuba
Carlos Roberto Lopes Bueno Presidente SEEB Tupã/SP
Edson Roberto dos Santos FEEB SP/MS – 2º Vice-Presidente CONTEC
José Antônio Zanela SEEB Araçatuba
Roberto Figueiredo SEEB Araçatuba

PARTICIPANTES FENABAN
Adauto Duarte FENABAN
Silvia Eduara Cavalheiro Bradesco
Fabrizio Bordalo Calixto Banco do Brasil
Marcelo Couto Cavalheiro Santander
Karen Krsna Peres Barbosa Caixa Econômica Federal
Marina Madeira De Faria Itaú Unibanco

Fonte: CONTEC

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja

    Contato

    Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.

    Veja

    Política de Privacidade

    Quem somos Olá somos o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, o endereço do nosso site é: https://www.bancariostb.com.br. A privacidade dos usuários em nosso site  é uma prioridade e responsabilidade do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região e nessa Política de Privacidade esclareceremos como serão tratadas suas informações. Ao acessar o site do […]

    Veja