Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Número de adesões passou de 44 milhões para 73 milhões em um ano
A corrida dos bancos para ocupar o maior espaço possível na carteira dos clientes está impulsionando um velho conhecido: o débito direto autorizado (DDA), serviço que mostra todos os boletos registrados no nome do usuário. O número de adesões saiu de 44 milhões para 73 milhões entre fevereiro do ano passado e o mesmo mês deste ano de acordo com a Nuclea, empresa responsável pelo registro centralizado dos boletos emitidos no País.
Na era da concorrência entre bancos tradicionais e digitais, o DDA virou uma arma para que as instituições mantenham os clientes mais fiéis aos seus canais sob o argumento da organização financeira. Como consolida boletos emitidos por qualquer banco, o sistema permite centralizar a gestão dos pagamentos mesmo para quem tem várias contas.
A decolagem do DDA é recente. Criado em 2009, o sistema teve um volume baixo de adesões inicialmente. Além de os bancos serem na época menos digitais do que são hoje, nem todos os boletos e cobranças eram registrados há 15 anos, o que reduzia o alcance do sistema. Os avanços em ambas as frentes nos últimos anos ajudaram a ferramenta a crescer.
Popularidade contém ‘bolepix’
A popularidade do DDA tem contido o crescimento de uma forma mais nova de pagamento, o chamado “bolepix”, que tem um QR Code para pagamento via Pix. Hoje, ele já responde por 2% do total dos boletos pagos no País, mas de acordo com a superintendente da Nuclea, Irene Romão, o volume não é maior justamente porque o DDA ainda usa o código de barras para o pagamento dos boletos.
Mesmo com a ascensão do Pix, o boleto continua crescendo. No ano passado, foram emitidos 8,05 bilhões deles no Brasil, volume 2,8% maior que o de 2023. Desde a pandemia, o crescimento tem sido da ordem de 2% ao ano, com as empresas ainda recorrendo a ele. Como o pagamento feito pelo cliente vira um recebível, as companhias podem utilizá-lo para obter crédito junto a bancos.
Fonte: Estadão
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.
Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.