Custo da desinflação seria maior sem autonomia do BC, diz Febraban

13/01/2026

Segundo o presidente da federação, Isaac Sidney, esse reconhecimento “não implica concordância com a Selic atual, mas apenas conferir ao BC a legitimidade decisória e técnica”

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, defendeu a autonomia do Banco Central (BC) em nota, destacando a legitimidade técnica na condução da política monetária pela autarquia. Segundo ele, esse reconhecimento “não implica concordância com a Selic atual, mas apenas conferir ao BC a legitimidade decisória e técnica”.

Sidney afirmou que “reconhecer o mérito do BC no processo de desinflação ainda em curso não significa celebrar uma taxa Selic de 15% ao ano”, mas avaliou ser “razoável dar um voto de confiança à autoridade monetária, que detém a expertise necessária para enxergar todas as variáveis e nuances do comportamento da inflação”.

O presidente da Febraban acrescentou que, embora seja “muito sacrificante para qualquer economia operar com taxa básica de juros nos atuais níveis da Selic”, o custo seria maior sem a autonomia do BC. “O sacrifício seria ainda mais penoso se o Banco Central não tivesse autonomia para, como fez em 2025, quebrar a trajetória da alta disseminada dos preços”, afirmou.

Sidney reiterou ainda que “bancos não precisam e não dependem de juros altos para alcançar rentabilidade”, mas defendeu que o país necessita de “um ambiente macroeconômico com inflação baixa, estável e previsível”.

Isso, segundo ele, “só se faz com um Banco Central técnico e independente, com total autonomia para a condução da política monetária, como tem agido o BC brasileiro”.

Ao tratar da inflação, o presidente da Febraban ainda destacou que, além de trazer o IPCA de volta aos limites da meta, “a atual gestão do BC teve ainda avanços relevantes na reancoragem das expectativas dos agentes de mercado”. Na sua avaliação, o trabalho da autoridade monetária já permite antecipar um movimento de flexibilização dos juros, que, segundo ele, pode ter início em janeiro ou março.

Fonte: Valor Econômico

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja
    Convênios

    Convênios

    O Sindicato dos bancários oferece uma série de serviços para os associados. Os interessados devem procurar a secretaria e realizar seu cadastro para dispor dos convênios firmados com diversos estabelecimentos e obter descontos.

    Veja
    Jornal Sindicato

    Jornal Sindicato

    O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.

    Veja