Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Na manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, foi realizada a primeira mesa temática prevista na Convenção Coletiva de Trabalho de Autorregulação Sindical 2024/2026, celebrada entre a CONTEC e a FENABAN. O encontro ocorreu no Auditório Febraban, em São Paulo, e abordou o tema “Prevenção ao Assédio Moral, Sexual e Outras Formas de Violência no Trabalho”.
O presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina (FEEB-SC), Armando Machado Filho, esteve presente na reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para discutir questões relacionadas ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Durante a reunião, Armando cobrou providências por parte dos bancos, destacando que os casos de assédio moral, em particular, são recorrentes, causando problemas de doenças mentais nos trabalhadores e que o assédio é uma violência contra o trabalhador bancário. Ele enfatizou a necessidade urgente de medidas eficazes para combater e prevenir essas práticas prejudiciais, garantindo um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os bancários .
O evento marcou o início de uma série de mesas temáticas mensais que ocorrerão ao longo de 2025 e 2026, discutindo pautas essenciais para os bancários, como igualdade de gênero, saúde, impacto de novas tecnologias, diversidade, segurança bancária e evolução da atividade econômico-financeira.
Representando a CONTEC, a Comissão de Negociação foi composta por:
✔ Lourenço Ferreira do Prado
✔ Leiza Torres
✔ Armando Machado Filho
✔ Carla Regina Flores Cardoso
✔ Gladir Antonio Basso
✔ Sérgio Luiz da Costa
✔ Débora Ferreira Machado
✔ José Zanela
✔ Carlos Bueno
A Comissão de Negociação da FENABAN foi composta por:
✔ Adauto Duarte
✔ Eduara Cavalheiro
✔ Fabrizio Bordalo Calixto
✔ Eduardo de Assis Silva Junior
✔ Fernanda Manduca
✔ Marcelo Couto
✔ Andrea Ribeiro Teixeira
✔ Karen Krsna Peres Barbosa
✔ Marina Madeira De Faria
A mesa temática reforçou a necessidade de medidas eficazes para combater o assédio no ambiente bancário, garantindo segurança, respeito e dignidade para os trabalhadores do setor.
A CONTEC seguirá atuando para que os bancários tenham um ambiente de trabalho livre de qualquer forma de violência.
FENABAN – CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÕES PREVISTAS SOBRE AUTORREGULAÇÃO SINDICAL
Ano 2025
🔹 Fevereiro: Negociação Nacional sobre Assédio Moral, Sexual e Outras Formas de Violência no Trabalho Bancário
🔹 Março: Negociação Nacional sobre Igualdade da Mulher Bancária
🔹 Abril: Negociação Nacional sobre Saúde dos Bancários
🔹 Maio: Negociação Nacional sobre Novas Tecnologias, como IA, e a Atividade Bancária
🔹 Junho: Negociação Nacional Bancária sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento
🔹 Agosto: Negociação Nacional de Segurança Bancária
🔹 Setembro: Negociação Nacional de Autorregulação Sindical do Setor Bancário
🔹 Outubro: Negociação Nacional da Evolução da Atividade Econômica Financeira
🔹 Novembro: Negociação Nacional sobre Assédio Moral, Sexual e Outras Formas de Violência no Trabalho Bancário
Ano 2026
🔹 Fevereiro: Negociação Nacional sobre Saúde dos Bancários
🔹 Março: Negociação Nacional sobre Igualdade da Mulher Bancária
🔹 Abril: Negociação Nacional sobre Novas Tecnologias, como IA, e a Atividade Bancária
🔹 Maio: Negociação Nacional Bancária sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento
A próxima negociação está agendada para março de 2025, com o tema Igualdade da Mulher Bancária.



Fonte: FEEB SC
E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.
O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.
Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links: