Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Nos dias 24 e 25 de setembro, em Brasília, foi realizada a Cerimônia de Apresentação e posse das Novas Comissões do Programa Caixa da Diversidade e Inclusão. O evento reuniu representantes de diversas regiões do país e marcou a continuidade do programa, que reafirma o compromisso da Caixa Econômica Federal com a promoção da inclusão, da equidade e do respeito à diversidade no ambiente corporativo, agora com a renovação dos membros das Comissões para um novo ciclo de trabalhos.

Neste novo ciclo, o numero de Comissões foi ampliado em relação ao mandado anterior, passando das 05 Comissões anteriores para as atuais oito Comissões Regionais de Diversidade, cada uma vinculada a uma GIPES (Gerência de Pessoas) regional: Belém, Belo Horizonte,Brasília, Curitiba, Fortaleza , Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Cada comissão é composta por cinco membros, representando os seguintes eixos temáticos: Equidade de gênero, Raça/cor,Pessoas com deficiência, Gerações,LGBTQIA+ e dois representantes do movimento sindical, um de cada Confederação.
A Federação dos Bancários de Santa Catarina (FEEB/SC) e a CONTEC estiveram representadas no evento pelo diretor de Assuntos Trabalhistas da Federação e empregado Caixa, Marcos Roberto Vignola, reconduzido para mais um mandato como representante sindical membro da Comissão Regional Sul – Gipes Curitiba, dando continuidade a sua atuação na contribuição das ações voltadas à valorização da diversidade e inclusão dentro da instituição.
Sobre o Programa Caixa da Diversidade
O Programa Caixa da Diversidade é fruto direto das reivindicações históricas do movimento sindical por um ambiente de trabalho mais plural, justo e representativo. A iniciativa responde à demanda por políticas que ampliem as oportunidades para todos os trabalhadores, promovendo inclusão, equidade e respeito à diversidade dentro da Caixa Econômica Federal. Com foco na implementação de ações afirmativas, o programa busca refletir, na estrutura da empresa, a riqueza e a complexidade da sociedade brasileira — valorizando diferentes identidades, trajetórias e realidades.
Seus principais eixos de atuação são:
Equidade de Gênero: Incentivar a participação feminina em cargos de liderança.
Raça e Cor: Ampliar a representatividade de pessoas negras, indígenas e de outras etnias.
Pessoas com Deficiência (PCD): Garantir acessibilidade, inclusão e desenvolvimento profissional.
LGBTQIA+: Criar um ambiente seguro, respeitoso e livre de discriminação para a comunidade.
Diversidade Geracional: Valorizar as contribuições de diferentes faixas etárias e promover o diálogo intergeracional.
O programa também está alinhado a um protocolo de intenções firmado com o governo federal, que estabelece metas para que, até 2026, os cargos de chefia reflitam a diversidade do quadro funcional — incluindo mulheres, negros, PCDs, indígenas e pessoas LGBTQIA+.
A atuação da Comissão de Diversidade é essencial para acompanhar essas diretrizes, propor ações concretas e garantir que a inclusão seja uma prática efetiva e contínua dentro da instituição. A participação da FEEB/SC, por meio da CONTEC, reforça o protagonismo das entidades sindicais na construção de ambientes corporativos mais inclusivos e no fortalecimento da escuta dos trabalhadores.
A Federação reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos bancários e com a promoção de uma cultura organizacional baseada no respeito, na equidade e na valorização da diversidade.
Marcos Roberto Vignola – Membro da Comissão Diversidade Caixa
Fonte: FEEB SC
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!