INSS e bancos fecham suas agências no feriado do Dia do Trabalho

30/04/2025

Canais digitais ainda funcionam; atendimento presencial retorna na sexta (2) – (por Luany Araújo)

Agências bancárias, postos da Previdência Social e lojas de atendimento da Enel Distribuição São Paulo estarão fechadas nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia Mundial do Trabalho. O atendimento deve retornar na sexta-feira (2).

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as compensações bancárias não serão efetivadas nesta quinta, incluindo a TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente. Na sexta (2), o atendimento ao público é retomado nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo, informou a entidade.

O aplicativo Meu INSS e o atendimento eletrônico na Central Telefônica 135 continuam disponíveis para solicitar benefícios, atualizar dados cadastrais, emitir extratos e cumprir exigências, entre outros serviços do Instituto Nacional do Seguro Social.

A Enel diz que as solicitações dos clientes serão atendidas normalmente durante todo o período, por meio da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800 72 72 120 para ligações, ou (21) 99601-9608 para WhatsApp, bem como na agência virtual do site da empresa e no aplicativo Enel SP.

Caso tributos e impostos tenham data de vencimento no feriado, é preciso pagar antecipadamente para evitar incidência de juros ou multa.

Boletos de cobrança e contas de consumo —como água, energia e telefone —que vencem no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta, nas localidades onde não há outro feriado.

Telefone, correspondência e os canais digitais dos bancos, como os sites e aplicativos, podem ser usados como alternativa para o autoatendimento, realização de algumas transferências, pagamento de contas e demais serviços, segundo a Febraban.

COMO FAZER OS PEDIDOS AO INSS?
No Meu INSS, que funciona por aplicativo ou no site meu.inss.gov.br, o segurado tem acesso a mais de cem serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos de pagamento e do Imposto de Renda, cumprir exigências —como a entrega de documentos complementares solicitados pelo instituto— e agendar atendimento presencial.

Por meio deste canal, o segurado também poderá ser atendido pela assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios.

Fonte: Folha de SP

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