Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025, foi realizada em São Paulo a Mesa Temática de Negociação Nacional sobre Novas Tecnologias e Inteligência Artificial (IA) entre a CONTEC e a FENABAN. O encontro aconteceu na sede da FEEB SP/MS, localizada em São Paulo.
Durante a negociação, a FENABAN apresentou uma exposição detalhada sobre a relevância da inteligência artificial, enfatizando sua importância para trabalhadores, empregadores e para todas as atividades econômicas e profissionais, especialmente pela velocidade e precisão que a ferramenta é capaz de proporcionar. A FENABAN também argumentou que o fechamento de agências e as demissões não seriam consequência direta do uso da IA, mas sim da forte concorrência no mercado financeiro, especialmente nas atividades de pagamento.
A CONTEC, por sua vez, apresentou um contraponto, defendendo que há uma conexão clara entre a aplicação da inteligência artificial, o fechamento de agências e as demissões de bancários e bancárias.
Após mais de três horas de intensos debates, as partes concordaram com a criação de um grupo de trabalho para aprofundar os estudos sobre inteligência artificial, analisando seus benefícios e também os impactos negativos para os trabalhadores. Lourenço Prado, presidente da CONTEC, ressaltou que esta foi uma decisão importante para buscar soluções que atendam à categoria.
Preocupação com fechamento de agências e demissões
O movimento sindical também manifestou grande preocupação com o número expressivo de agências bancárias fechadas em 2025. Até 30 de junho, foram 412 unidades encerradas, o que tem gerado demissões e um grave problema social, impactando milhares de famílias.
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e região, representado pelo presidente Armando Machado Filho, participou da reunião e enfatizou:
“Vivemos um momento de profunda transformação no setor bancário, impulsionado pela digitalização acelerada, fusões entre instituições financeiras e cortes de pessoal. É nosso dever, como representantes da categoria, manifestar nossa profunda preocupação com a preservação do emprego bancário. Nenhuma inovação tecnológica pode justificar demissões em massa ou o esvaziamento das agências, que ainda exercem papel essencial no atendimento à população, especialmente nas regiões menos assistidas. O sindicato está atento, mobilizado e comprometido em defender os direitos dos trabalhadores e garantir que a modernização do sistema financeiro não seja feita à custa de milhares de empregos. Reafirmamos nossa disposição para o diálogo, mas não aceitaremos retrocessos. Lutaremos por condições dignas de trabalho, pela valorização dos bancários e pela manutenção do emprego.”
A próxima rodada de negociação nacional sobre autorregulação sindical está marcada para o dia 27 de agosto , em local e horário ainda a serem definidos.




Fonte: CONTEC e SEEB TR
Armando Machado Filho
Presidente – SEEB TR
E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.
 
														O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.