PF desmantela quadrilha que desviava aposentadorias da Caixa Econômica

13/05/2025

Segundo as apurações, o grupo usava documentos falsos para abrir contas bancárias em municípios diferentes dos domicílios reais das vítimas (Mirelle Pinheiro)

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (13/5), um mandado de busca e apreensão domiciliar em Caraguatatuba (SP) no curso de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra pensionistas da Caixa Econômica Federal (CEF).

Segundo as apurações, o grupo usava documentos falsos para abrir contas bancárias em municípios diferentes dos domicílios reais das vítimas.

No mesmo momento, os criminosos solicitavam à CEF o redirecionamento do benefício previdenciário para a conta fraudulenta, assumindo o controle total dos valores recebidos pelos beneficiários.

Com o acesso às contas fraudulentas, os criminosos não apenas desviavam o benefício mensal, como também contratavam empréstimos consignados, utilizavam cheques azuis e acessavam o crédito rotativo.

O dinheiro obtido era rapidamente transferido via PIX para contas de “laranjas”, que recebiam uma comissão para repassar os valores ao líder da organização criminosa.

A investigação aponta para uma estrutura bem articulada, com participação de terceiros recrutados para lavar o dinheiro e dificultar o rastreamento dos valores desviados.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, devido ao uso de fraude contra o INSS, e associação criminosa.

Fonte: Metrópoles

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja
    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja

    Serviços

    A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.

    Veja