Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
A categoria bancária foi a primeira a garantir esse direito em convenção coletiva
Após intensa luta durante a campanha salarial em 1995, a categoria bancária foi a primeira a conquistar o direito à PLR em Convenção Coletiva. Desde então, a luta tem sido por garantir melhores acordos a cada ano. Na época, os bancários receberam uma parcela proporcional de 72% do salário + parcela fixa. Em 1996, o valor passou a ser baseado no lucro dos bancos. A partir de 1997, a parcela proporcional passou a ser de 80% do salário e se o montante não atingisse no mínimo 5% do lucro do banco, teria acréscimo até essa porcentagem ser atingida. Em 2003, as negociações da categoria passaram a acontecer em mesa única, e os trabalhadores de bancos públicos também passaram a receber a PLR. Em 2007, a mobilização conjunta da categoria garantiu ainda o pagamento do valor adicional à PLR, outra grande conquista da campanha salarial.
Desde então, a PLR dos bancários passou por muitos ajustes na mesa de negociação, durante a nossa Campanha Nacional Unificada. A melhoria veio a partir da mobilização da categoria em Campanhas que dialogam com a sociedade. Na negociação da Campanha Nacional de 2022 conquistamos a ampliação da parcela adicional da PLR (13%, com aumento real de 3,83%).
Apesar da PLR estar prevista tanto na Constituição quanto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), somente em 2001 foi regulamentada, por meio da Lei 10.101/2000.
Muitos bancários novos acreditam que sempre foi assim, que a PLR é uma contribuição dos bancos. Mas é um direito conquistado e um dos mais consagrados pela categoria.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, Armando Machado Filho, “a PLR é o pagamento pelo esforço que os bancários fazem durante todo o ano, muitas vezes, à custa de metas abusivas e assédio moral, e mesmo assim, vamos ter que lutar muito mais para garantir nossos direitos. Muitos bancários que entraram recentemente para a categoria comemoram o recebimento da PLR sem se dar conta do histórico de luta que há por trás desse benefício. Por isso, temos de refletir muito nesse momento, conhecer a história, porque não podemos permitir retrocessos no que diz respeito às conquistas dos trabalhadores”.
E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.
Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.