Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Caixa de Previdência voltou a publicar nota sobre o assunto, refutando de forma veemente declarações veiculadas na mídia
A Previ publicou nova nota nesta sexta-feira (16), esclarecendo mais uma vez que “nunca possuiu qualquer exposição ao Banco Master, seja por meio de investimentos, operações financeiras ou contratos” e que o “Banco Master nunca foi habilitado nem analisado como instituição financeira para operar com a Previ”.
Na nota, a Caixa de Previdência enfatiza que adota rigorosos critérios técnicos de governança e gestão de riscos, como já havia feito nas manifestações de 18/11/2025 e de 9/10/2026 sobre o assunto. Nesta última data, também a ANABB divulgou manifestação, destacando que as regras de compliance adotadas pela Previ a preservaram de fazer investimentos no Master. Veja o conteúdo aqui.
A nota divulgada nesta sexta pela Previ contesta o conteúdo publicado ao longo da última semana na mídia, que apresenta fatos inverídicos e sequer traz a posição da Previ ou do patrocinador, o Banco do Brasil – que igualmente já emitiu nota pública sobre o tema. As matérias usam, inclusive, a imagem de uma reunião com a presença de antigos dirigentes cuja pauta não tinha qualquer relação com o Master. Tal encontro tratou de assuntos relacionados a empresas participadas.
A Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar) igualmente repudiou a divulgação de notícias que tentam associar fundos de pensão ao Banco Master, mas sem apresentar evidências que sustentem tais acusações. “A Previ informou que o Banco Master sequer foi estudado como possível agente de mercado para atuar em seu nome. O Banco do Brasil também negou as acusações relacionadas ao caso”, diz um trecho do texto da Anapar, que pode ser lido aqui.
A Previ enfatiza que suas decisões são tomadas de forma colegiada, sendo pautadas por análises técnicas – conforme os normativos e a legislação vigentes. Além disso, lembra que, em 2025, a entidade foi auditada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que não encontrou nenhuma irregularidade nos investimentos feitos e nos processos implementados.
A íntegra da nota da Previ pode ser acessada aqui. Já os investimentos realizados pela Caixa de Previdência podem ser consultados no site da entidade, na aba Transparência – acesso disponível aqui.
Fonte: Comunicação ANABB
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos bancários oferece uma série de serviços para os associados. Os interessados devem procurar a secretaria e realizar seu cadastro para dispor dos convênios firmados com diversos estabelecimentos e obter descontos.
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do planejamento das atividades financeiras da entidade para conhecimento de todos.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.