Trabalhadores têm direito à Justiça gratuita

08/11/2022

Uma das medidas prejudiciais da reforma trabalhista foi derrubada. O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu retomar a gratuidade da Justiça aos trabalhadores em processos trabalhistas.

De acordo com os ministros, a regra da reforma, que estabelece o direito à isenção do pagamento das custas processuais apenas a quem recebe R$ 2,8 mil, pode deixar de ser colocada em prática.

Com a decisão, o trabalhador só precisa apresentar uma declaração de insuficiência de recursos para obter a gratuidade. Atualmente, são cobrados 2% sobre o valor da condenação, depois da decisão ou acordo.

A reforma trabalhista só gerou prejuízos aos trabalhadores. Os dados do TST apontam que desde a implantação da nova legislação o número de novas ações diminuiu em 1,1 milhão.

Mesmo com a queda geral no número de processos, as ações envolvendo questões do trabalho em casa saltaram 270%. As queixas profissionais passaram de 46 para 170 entre 2019 e 2020.

Fonte: O povo

 

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja
    Jornal Sindicato

    Jornal Sindicato

    O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.

    Veja
    Filie-se

    Filie-se

    O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.

    Veja